Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO VERMELHO

Marinha do Brasil e instituições solidárias em sábado de doações no Hemopa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/08/2015 07h11

Dentro da programação da campanha Agosto Vermelho, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou neste sábado, 22, coleta externa de sangue em parceria com a Marinha do Brasil. A ação com os militares, envolveu mais de 120 alunos do Centro de Instrução Comandante Braz de Aguiar (Ciaba) e segue nos dias 24, 25, 27, 28 e 31/8 e 1º e 4/9, quando, diariamente, 150 voluntários de várias unidades da Marinha comparecerão à sede do hemocentro.

A atividade estratégica faz parte da segunda etapa de doações em comemoração pelos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, comemorados dia 13 de maio. Com a participação de quase 1800 voluntários, a campanha organizada em quatro dias do mês de maio, tornou-se a maior ação interna já registrada na sede da Fundação Hemopa.

Juciara Farias, gerente de Captação de Doadores do Hemopa, diz que a associação com a Marinha do Brasil e com outras instituições militares é de fundamental importância para o restabelecimento do estoque do banco de sangue. “A campanha de hoje com o Ciaba, mais uma vez superou a meta e tenho certeza que na próxima semana teremos aqui um grande número de comparecimentos. A Marinha sempre está conosco em nossos eventos e com o Agosto Vermelho não poderia ser diferente”, destaca.

A estudante pernambucana Ana Cecília Félix Barbosa, 19, aluna do primeiro ano do curso de formação do Ciaba, doou pela quinta vez. “Comecei a doar em Recife, quando um amigo da minha mãe precisou, desde lá não parei mais. Considero o gesto muito importante, pois um dia posso precisar. Se mais pessoas doassem, não teríamos tantos problemas com a baixa de estoque”, afirmou.

O também aluno do primeiro ano, Ian Felipe Lisboa da Costa, 21, sempre doou em ações do Ciaba. “Essa é minha segunda doação. Nada melhor do que ajudar a salvar a vida do próximo, ainda mais quando a instituição a qual você pertence estimula e apóia”, assegurou.

Outras parcerias - O sábado também foi de parceria com os integrantes do Projeto Vida por Vidas, da Igreja Adventista do 7° Dia; do grupo Atletas Solidários, que comemorou um ano de ações; de colaboradores da companhia aérea Gol; dos componentes da torcida bicolor Alma Celeste e do grupo de voluntários Trupe Palhaços Curativos.

Para este mês, ainda estão agendadas campanhas internas com os servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE); integrantes da torcida Sangue Corinthiano, no próximo dia 29; e com os assessores de imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O “Agosto Vermelho” conta com o apoio das secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Planejamento (Seplan) e Comunicação (Secom); Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); organização social Pará 2000; Movimento Vem Pará Rua; Polícia Federal; I Comando Aéreo Regional (I Comar)/Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (Binfae-BE); Projeto Vida por Vidas, da Igreja Adventista do 7° Dia; Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; dos shoppings Castanheira, Boulevard e Pátio Belém; do time de futebol americano Búfalo Belém e da agência de publicidade "CA Comunicação".

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos - desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos -, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Menores de idade doam apenas com autorização do responsável. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.

Serviço

A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.