Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Na Operação Verão 2025, a Seap efetua mais de 295 missões estratégicas

Atuação reforçada em Salinópolis, Outeiro e Mosqueiro contribuiu para segurança e fiscalização de monitorados com tornozeleira eletrônica

Por Fúvio Maurício (SEAP)
04/08/2025 22h15

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), executou mais de 295 ações estratégicas durante a Operação Verão 2025, encerrada no último domingo (3). As atividades foram realizadas nos principais balneários da Região Metropolitana de Belém, como Outeiro e Mosqueiro, além do município de Salinópolis, no nordeste paraense.

A operação integrou o calendário de ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com foco na prevenção, fiscalização e garantia da ordem durante o período de maior circulação nas áreas de lazer do estado.

Fiscalização e monitoramento eletrônico

As ações envolveram equipes do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR) e da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME), que atuaram no cumprimento de mandados judiciais, buscas e recapturas, além da fiscalização de pessoas monitoradas por tornozeleiras eletrônicas.

Segundo o comandante do GBR, policial penal Richard Leão, a presença da Seap nas áreas de balneário foi essencial para garantir o cumprimento das medidas impostas pelo Judiciário.
“Por meio do Grupamento de Busca e Recaptura, a Seap fiscaliza in loco os monitorados que, em caso de descumprimento das regras previstas na decisão judicial, são conduzidos ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde são realizados os procedimentos cabíveis”, explicou.

O comandante também ressaltou o efeito preventivo da atuação. “Com as abordagens, conseguimos verificar a diminuição do número de monitorados frequentando as áreas de lazer, o que é um reflexo positivo. Assim, reduzimos o risco de ocorrências reativas. Essa é a nossa linha de trabalho”, completou.

Atuação integrada no sistema prisional

Durante os cinco finais de semana da Operação Verão, a Seap mobilizou um efetivo de aproximadamente 2.900 policiais penais, distribuídos nas 54 unidades prisionais do estado e em suas forças especializadas. A coordenação ficou a cargo da Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago), com o apoio da Assessoria de Segurança Institucional (ASI) e do Comando de Ações Penitenciárias (Cope).

As equipes especializadas atuaram em ações preventivas e repressivas, incluindo fiscalização de bares, casas de show e estabelecimentos similares. A Seap também empregou 83 viaturas operacionais para rondas, escoltas, deslocamentos estratégicos e ações de inteligência.

A Diretoria de Administração Penitenciária (DAP) organizou, em parceria com as chefias das unidades, um rigoroso controle das revistas gerais e estruturais, conforme os parâmetros do Manual de Procedimentos Operacionais (MPO). As ações contemplaram vigilância interna, controle de acessos, manutenção da disciplina e aplicação de rondas operacionais regulares.

Compromisso com a segurança pública

Integrante do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sieds), a Seap reforça seu compromisso com a paz social e a fiscalização efetiva do sistema penitenciário, contribuindo para o sucesso das ações preventivas e de segurança nas regiões mais frequentadas do estado durante o verão.