Governo do Estado entrega 14 hospitais municipais nos últimos dois anos
Investimento qualifica o serviço estadual de saúde e pública e fortalece a rede de atenção à população em todas as regiões do Pará
De 2023 a 2025, o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais, reforça o compromisso com a saúde pública, por meio da construção e reconstrução de 14 hospitais municipais. Um investimento de R$ 45 milhões.
“Cada obra entregue representa mais dignidade, segurança e qualidade no atendimento à população. Esses investimentos fortalecem a rede de atenção e garantem o cuidado com as pessoas em todas as regiões do Pará”, ressalta Ivete Vaz, titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).
Na lista de municípios contemplados com as obras, estão Jacundá, Bannach, Tucumã, Eldorado dos Carajás, Santana do Araguaia, São Domingos do Capim, Soure, Sapucaia, Cumaru do Norte, Vigia, Aveiro, Monte Alegre, Itupiranga e Curralinho.
'Hospitais garantem melhores condições de tratamento', diz enfermeira A técnica de enfermagem, Joana dos Santos, de São Domingos do Capim, no nordeste paraense, destaca as melhorias vividas no dia a dia de trabalho após a entrega do hospital municipal. “Hoje, conseguimos desenvolver um trabalho melhor. Contamos com uma sala vermelha mais adequada e com novos equipamentos, que permitem garantir melhores condições de tratamento ao paciente”, disse ela.
Em Itupiranga, a cozinheira Lucélia Carvalho, no sudeste estadual, ressalta a importância do avanço na saúde na Região de Integração de Tucuruí. "Passamos a contar com uma nova estrutura de hospital e novos equipamentos. Esses investimentos beneficiam a todos da região e só temos a agradecer pelo cuidado do Governo para que a nossa saúde seja cada vez mais fortalecida".
Outros hospitais municipais já foram entregues também na atual gestão. Em 2019, a Região de Integração (RI) do Guajará recebeu a reconstrução do Hospital Público de Breu Branco e o Marajó, o Hospital Municipal de Anajás “Teonila Alves”. Em 2020, Castelo dos Sonhos, na RI Xingu, foi contemplado com a entrega do Hospital Público Geral "João Trevian Sobrinho" e Ourém, no RI Rio Capim, teve o hospital municipal reconstruído.