Ação integrada garante celeridade e salva duas vítimas de afogamento, em Salinópolis
Comitê de Governança mobilizou viaturas, moto aquática e drone para resgatar do mar duas jovens, de 25 e 16 anos
Ações integradas da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e secretarias municipais salvaram duas vítimas de afogamento na tarde de domingo (3), em Salinópolis, nordeste paraense. A rápida resposta contou com o deslocamento das guarnições de guarda-vidas e resgate pré-hospitalar, além do apoio de um drone operacional (que facilitou a visibilidade) e uma moto aquática, fundamentais para a localização e aproximação das vítimas, que se encontravam a mais de 300 metros da área onde batem as ondas.

As vítimas, mulheres de 25 e 16 anos, estavam na Praia do Espadarte quando ocorreu o afogamento. Ambas foram resgatadas com vida. Para ocasiões como essa foi criado um Comitê de Governança de Salinópolis, com a presença de diversos órgãos, tantos estaduais quanto municipais e de iniciativa privada, para ativação de protocolos de salvamento.
O resgate das mulheres iniciou com a Coordenação Municipal de Saúde, integrante do Comitê, que estava no local no momento da ocorrência, e imediatamente acionou o comando do 13º Grupamento Bombeiro Militar (13º GBM). Militares da corporação coordenaram o suporte interinstitucional, ativando o protocolo de prontidão no Hospital Regional, para que estivesse preparado para receber as vítimas. O episódio reforça a importância do trabalho integrado entre os órgãos de segurança, saúde e Defesa Civil no litoral paraense, especialmente durante o período de férias e alta temporada.
"A criação do Comitê de Governança em Salinópolis representa um marco na articulação interinstitucional. Por meio dele, conseguimos dar respostas mais rápidas e integradas aos crimes, emergências e demandas da população, fortalecendo o trabalho das forças de segurança, saúde e assistência social em um único eixo de ação”, disse o major Rodrigo Martins do Vale, comandante do 13º Grupamento Bombeiro Militar de Salinópolis.

Eficiência - A Segup, enquanto coordenadora da “Operação Verão 2025”, acompanhou toda a ação por meio do seu representante em Salinópolis, coronel Helderley de Oliveira, que destacou o trabalho sincronizado pelo Sistema de Segurança Pública tão logo foi comunicado o desaparecimento das vítimas no mar.
“O trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros no cenário foi o ponto chave do sucesso. Não era fácil localizá-las em alto mar, nas condições totalmente desfavoráveis. A perspicácia e experiência dos guarda-vidas, aliada às logísticas presentes, como moto aquática e a tecnologia do drone, foram fatores preponderantes para o sucesso da operação. Assim como o trabalho integrado de todos os órgãos envolvidos, que se mobilizaram para minimizar o percurso até a chegada das pacientes ao Hospital para atendimento. Isso mostra o quão é importante o trabalho integrado desenvolvido pelo Sistema de Segurança Pública do Estado, que conseguiu dar uma resposta imediata, salvando a vida de duas pessoas”, finalizou.