Estado e Prefeitura de Breves avançam no processo de atração de investimentos
Gestores da Codec e do município marajoara discutiram a assinatura de novo protocolo de intenções para reforçar o apoio técnico, visando principalmente a implantação do distrito industrial
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou, nesta segunda-feira (4), uma reunião on-line com representantes da Prefeitura de Breves, no Arquipélago do Marajó. A ação faz parte da estratégia do governo do Estado para apoiar tecnicamente os municípios paraenses no processo de atração de investimentos, visando fortalecer o desenvolvimento local.

A reunião foi conduzida por Augusto César Anunciação, gerente de Relações Institucionais da Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, com participação da gerente de Desenvolvimento e Estudos Econômicos, Aline Tavares, e do assessor da Diretoria, Evandro Diniz, além do prefeito José Antônio Azevedo Leão (Xarão Leão), da secretária de Administração, Soraya Carames; assessora de Relações Institucionais, Ana Paula Araújo, e do diretor de Terras Patrimoniais, Fabrício Castro.
A Codec apresentou o plano de trabalho técnico a ser desenvolvido em parceria com a Prefeitura, incluindo o levantamento de infraestrutura e áreas disponíveis, orientação sobre incentivos fiscais, elaboração do Guia do Investidor e a realização de um Seminário de Desenvolvimento Econômico.
“A Codec tem total interesse em apoiar o município de Breves com ferramentas técnicas que ajudem a estruturar um ambiente favorável à instalação de empreendimentos. O desenvolvimento econômico começa com organização, planejamento e parceria. Esse é o papel do Estado junto aos municípios”, destacou Augusto César.

Cooperação - Foi proposta a assinatura de um novo protocolo de intenções entre o governo do Estado, por meio da Codec, e a Prefeitura de Breves, formalizando a cooperação institucional e reforçando o apoio técnico da Companhia.
O diretor de Terras Patrimoniais, Fabrício Castro, apresentou dados sobre empresas que já demonstraram interesse em se instalar na região, especialmente na área prevista para o futuro distrito industrial do município. Entre elas, a empresa Allmazon, que já adquiriu área de 10 hectares para investir na produção e exportação de açaí. Também foram tratadas possibilidades e perspectivas de implantação de outra indústria de beneficiamento de açaí e de uma fábrica de rabetas, embarcações típicas da região amazônica.
O prefeito Xarão Leão destacou a importância da parceria com a Codec para concretizar o projeto industrial de Breves. “Agradecemos pela parceria com o governo do Estado, por meio da Codec. Nosso município almeja, há alguns anos, o funcionamento efetivo do distrito industrial. Já temos empresas interessadas, e queremos avançar com organização e apoio técnico. Também reforçamos a importância do comércio local nesse processo, e buscamos compreender melhor a aplicação da Lei de Incentivo Fiscal, para garantir que os empreendimentos que aqui se instalem possam crescer e gerar empregos para nossa população”, afirmou o gestor.
Compromisso - A Codec já esteve no município em outras ocasiões, como na audiência inaugural da licitação do projeto do distrito, e em visitas técnicas de campo, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do Arquipélago do Marajó. A próxima etapa inclui a assinatura de renovação do protocolo de intenção e o levantamento de dados socioeconômicos, com apoio de órgãos estaduais, para embasar ações futuras da parceria.
Atualmente, o projeto de implantação do Distrito Industrial de Breves está na fase de finalização da contratação da empresa que irá elaborar o Projeto Executivo do empreendimento, com recursos próprios, ao custo de R$ 543.070,24.