Seduc participa do I Encontro do Some e Somei e reforça compromisso com educação
Evento, em Belém, é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública no Estado do Pará (Sintepp)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participou, nos dias 1º e 2 de agosto, do I Encontro do Some e Somei, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública no Estado do Pará (Sintepp). Realizado no auditório do CCBEU, em Belém, o evento teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as comunidades atendidas e os órgãos gestores, e reuniu educadores, lideranças indígenas, quilombolas, ribeirinhas e representantes da educação do campo.
O Some (Sistema de Organização Modular de Ensino) e o Somei (Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena) são modalidades de ensino criadas para garantir o acesso ao ensino médio em áreas remotas e com especificidades socioculturais, como comunidades indígenas, quilombolas e rurais. A Seduc é a responsável pela implementação e acompanhamento dessas modalidades no território estadual.
Durante o evento, o secretário adjunto de Gestão e Regime de Colaboração da Seduc, Diego Maia, participou de mesas de debate e apresentou a temática “CEMEP: As dimensões e impactos no Estado do Pará”. Em sua fala, destacou a importância da escuta ativa e da construção coletiva das políticas públicas educacionais.

“É uma honra representar a Seduc como instituição convidada no 1º Encontro do Some e do Somei, organizado pelas lideranças dos programas e pelo Sintepp. Esse evento representa um espaço valioso de escuta e construção coletiva, com ampla participação de representantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da educação do campo — pessoas que vivem nos territórios e constroem a educação pública todos os dias. A Seduc reafirma seu compromisso com o diálogo respeitoso e a busca conjunta por soluções que garantam uma educação com equidade, diversidade e respeito às realidades de cada comunidade da Amazônia Paraense”, enfatizou Diego Maia.
O encontro também teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à educação em contextos de vulnerabilidade e diversidade cultural. A programação contou com a participação de representantes da sociedade civil e de diversas autoridades. A presença da Seduc no evento reafirma o compromisso da gestão estadual com uma educação inclusiva, que respeita as especificidades territoriais e socioculturais da população paraense.