Seduc promove aulões para mais de 600 estudantes da rede estadual em preparação para o Enem em Marituba e Mosqueiro
A ação da Secretaria faz parte do programa 'Enem Pará', que reforça a preparação de estudantes da rede pública para o Enem e o Saeb
Com foco em reforçar o aprendizado e desempenho dos estudantes da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) realiza, neste sábado (2), mais uma etapa da iniciativa Enem Pará, com a promoção de dois aulões simultâneos na Escola Estadual Dom Aristides Pirovano, no município de Marituba, e na Escola Estadual Honorato Filgueiras, no distrito de Mosqueiro.
Os aulões vão reunir mais de 600 estudantes, sendo cerca de 320 em Marituba e 300 em Mosqueiro, das 8h às 12h, onde serão trabalhadas todas as áreas de conhecimento cobradas nas provas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, com foco especial nas habilidades que apresentaram desempenho abaixo do esperado nas últimas avaliações.
Voltados prioritariamente aos estudantes da rede pública estadual, os aulões também estarão abertos ao público em geral interessado em reforçar a preparação para os exames.
Segundo o coordenador do Enem Pará, Márcio Lisboa, a iniciativa tem acumulado resultados expressivos graças ao trabalho integrado com escolas e Diretorias Regionais de Ensino (DREs). “Ao longo desses anos, o projeto Enem Pará tem trabalhado de forma colaborativa com as escolas, com as DREs, sempre trabalhando as matrizes do Enem e do Saeb, fazendo a recomposição de aprendizagem, fazendo também a intensificação dos estudos, e os resultados que vêm sendo alcançados ao longo desses anos são resultados extremamente expressivos, com aprovações em todas as universidades públicas do estado do Pará e também de fora do estado. Além disso, a aprovação tem acontecido em todos os cursos — cursos da saúde, de todas as áreas de conhecimento — cursos extremamente concorridos ao longo desses anos. Temos vários e vários alunos aprovados em Medicina, Engenharia, e o quantitativo de alunos aprovados é muito expressivo", afirmou o educador.
A ação integra o conjunto de estratégias da Seduc para elevar os índices educacionais do estado e democratizar o acesso ao ensino superior.
No Enem 2024, a educação estadual paraense foi destaque ao obter o melhor desempenho da região Norte na redação do exame. Com 295 notas acima de 950 pontos, o Pará figurou entre os cinco melhores estados do país na prova, resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC).