Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos usa placentografia em parto de bebê
Além de fortalecer vínculo entre mãe e filho, ação contribui para humanizar atendimento aos pacientes.

Foi um momento inesquecível para Wena Barbosa Oliveira. Aos 23 anos, ela deu à luz à Aurora, cujo parto ficou registrado na história de mãe e filha por meio de uma técnica conhecida como placentografia.
O procedimento aconteceu no Hospital Público Regional Castelo de Sonhos, que fica no distrito de mesmo nome, pertencente a Altamira.
A gerente assistencial Camila Lira explicou que, logo após o parto, os profissionais da enfermagem separam a placenta da mãe, posicionando-a sobre um papel. Esse contato gerou um desenho abstrato que ficou impresso na folha e que, geralmente, é muito parecido com uma árvore.
"É uma prática que se popularizou e que hoje reforça um significado muito importante entre mãe e bebê. De tão emocionados, os pais costumam fazer um quadro com o material", explicou Camila.

A mãe ficou feliz com a surpresa. "Achei linda a iniciativa. Representa a árvore da vida e vou guardá-la como lembrança para sempre", disse Wena.
A gerente assistencial acrescentou que a humanização no parto busca tornar a experiência do nascimento mais positiva e respeitosa para a mãe, o bebê e a família, com foco no bem-estar e autonomia da mulher.
"A placentografia, que pode ser um carimbo da placenta ou outras formas de registro, é uma prática que celebra o vínculo entre mãe e bebê e a singularidade da gestação", afirmou Camila.
Wena foi acompanhada desde o pré-natal até o pós-parto no hospital de Castelo de Sonhos. Ela destacou o acolhimento, o cuidado da equipe de enfermagem e a atenção da equipe médica.
"Me senti muito segura e acolhida o tempo todo", afirmou a mãe, que agradeceu à equipe pela atenção e dedicação na assistência.
Em Castelo de Sonhos, a maior parte dos nascimentos acontece no Hospital Público Geral. Todos os meses, a unidade realiza aproximadamente 25 partos.
"Na verdade, o hospital, que pertence e é mantido pelo Governo do Estado do Pará, é a mais importante unidade de saúde do distrito e o porto seguro da maioria da população que precisa e depende do sistema público de saúde", afirmou o diretor-geral Diego Carlis.
No dia 17 de julho, o hospital completou cinco anos de serviços prestados para a comunidade local e regional. No total, foram mais de 307 mil atendimentos, sendo 35.670 consultas, 3.804 cirurgias, 176.965 exames e 84.376 atendimentos de urgência e emergência.
Referência regional - Com 34 leitos entre operacionais e não operacionais, o Hospital Geral Público de Castelo de Sonhos é referência regional em atendimentos de baixa complexidade.
A unidade oferece consultas, exames, cirurgias e acompanhamentos em sete especialidades médicas: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Cardiologia e Clínica Médica.
Pertencente ao Governo do Pará, o hospital vem se consolidando como porto seguro para a população local, sempre com foco na inclusão social e no atendimento ético, humanizado e qualificado.
Texto: Edson Fonseca - Ascom Hospital Público Regional Castelo de Sonhos