Sedeme e Embaixada do Chipre discutem futuras parcerias comerciais
O encontro em Belém teve como objetivo fortalecer a cooperação bilateral e abrir caminhos em áreas de grande potencial econômico, como indústria, turismo e tecnologia
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), representada pelo secretário em exercício, Carlos Ledo, recebeu nesta quinta-feira (24) a visita oficial do embaixador da República do Chipre no Brasil, Vasilios Philippou. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação bilateral e abrir caminhos para futuras parcerias comerciais, com oportunidades de investimentos nos setores da indústria, turismo e tecnologia, por meio de um Memorando de Entendimento entre o Governo do Pará e a agência Invest Cyprus.

Carlos Ledo destacou o compromisso do Governo do Pará em abrir novos mercados para os produtos paraenses, tornando-os mais competitivos no cenário internacional. “Hoje, estabelecemos o primeiro encontro, que certamente será o pontapé inicial para a consolidação de futuras oportunidades comerciais", informou.
O secretário em exercício explicou ainda que o Estado estuda o alinhamento de ações estratégicas para proteger as exportações e minimizar os impactos econômicos decorrentes da atual conjuntura global, especialmente frente às tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros pelos Estados Unidos.

Investimentos - O diplomata Vasilios Philippou apresentou as diretrizes da Invest Cyprus, destacando que a agência é a Autoridade Nacional de Promoção de Investimentos do Chipre, dedicada a atrair e facilitar o investimento estrangeiro direto no País. Segundo ele, “a agência atua como um balcão único e acompanha todo o processo de investimento”.
Vasilios Philippou ressaltou ainda a localização geográfica privilegiada do Chipre — entre Europa, Ásia, Oriente Médio e África —, o que confere grande importância estratégica. Aliada a incentivos governamentais voltados ao turismo, à tecnologia e à inovação, essa condição transforma o país em uma porta de entrada promissora para empresas interessadas em expandir sua atuação no mercado europeu.
O Chipre se destaca nos setores de turismo, serviços financeiros e logística, que juntos representam cerca de 80% do Produto Interno Bruto (PIB). No primeiro trimestre de 2025, o PIB do país registrou expansão de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior, mantendo uma trajetória de crescimento estável.
O Chipre é uma ilha com área total de 9.250 km², sendo a terceira maior e mais populosa do Mediterrâneo. Sua população atual é de 1.344.976 habitantes (dados de 2023), sendo membro da União Europeia desde 2004.