Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

"Cai na Real 3" cumpre mandados na Grande Belém e apreende 34 adolescentes em conflito com a lei

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/08/2015 16h38

A Polícia Civil cumpriu 34 mandados de busca e apreensão de adolescentes envolvidos em atos infracionais, na região metropolitana de Belém, nesta terça-feira, 25, durante a operação "Cai na Real 3". A operação foi realizada por policiais civis e militares de todas as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), de Belém, Ananindeua, Benevides e Marituba. O objetivo foi fazer a busca e apreender os adolescentes que estavam com mandados decretados pela Justiça ainda em aberto. Eles são acusados de cometer roubos, homicídios, tentativas de homicídio e tráfico de drogas.

Sob coordenação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), e Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), da Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, a operação contou com mais de 100 policiais civis e militares, que saíram, a partir de 6 horas da manhã, até os endereços residenciais dos infratores, para dar cumprimento aos mandados de busca e apreensão. Segundo a delegada Simone Edoron, titular da DAV, todos os mandados judiciais foram resultados de levantamentos feitos nas Unidades Policiais.

Os infratores foram conduzidos para a Delegacia-Geral, onde todos passaram por perícias e depois foram conduzidos para a Unidade de Internação da Fasepa (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará), situada no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente, na rua dos Caripunas, bairro do Jurunas, em Belém. Para a delegada, a operação é uma demonstração à sociedade de que adolescentes que cometem atos infracionais são punidos e respondem por seus atos na Justiça. A operação foi encerrada no início da tarde. 

Durante a operação, dois veículos roubados (uma moto e um carro) foram recuperados pela equipe da Seccional da Cremação. Dois homens foram presos em flagrante por roubo e um foragido foi capturado. Na Seccional da Pedreira, um foragido foi preso e um homem que havia postado uma foto nas redes sociais em que aparece com uma arma de fogo nas mãos foi detido por apologia ao crime. Após o procedimento de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Seccional, ele foi liberado, para responder ao processo na Justiça. A arma - um revólver calibre 38 - não foi encontrada.

Ao todo, 170 mandados de busca e apreensão foram levantados pelas Delegacias e Seccionais de Polícia Civil, na Grande Belém. Além dos 34 apreendidos, a operação constatou que 13 já haviam falecido, um já estava recolhido no CIAM (Centro de Internação do Adolescente Masculino) e 12 adultos foram presos por outros crimes. Em 24 de junho deste ano, a Polícia Civil apreendeu, em cumprimento a mandados de busca e apreensão, 29 adolescentes em conflito com a lei, na operação "Cai na Real 2". Portanto, em dois meses, foram apreendidos 63 adolescentes envolvidos em atos infracionais na Grande Belém.