Sedap repassa a municípios quase 15 mil doses de material bovino com melhoramento genético
Uma das finalidades do Estado, por meio da Secretaria, é incentivar pequenos produtores para melhoria da qualidade do leite e da carne
Como parte das ações do Programa de Melhoramento Genético Animal (Probovideos), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) já doou a prefeituras quase 15 mil doses de sêmen de touros de alto valor genético. Nos últimos dois dias (23 e 24), a Secretaria repassou material aos municípios de São Félix do Xingu, na Região de Integração Araguaia, e Marabá e Piçarra, na RI Carajás.

Uma das finalidades dessa doação é dar incentivo aos pequenos produtores, a fim de dinamizar a cadeia produtiva de leite e carne. O material repassado está apto à fertilização, e já recebeu a certificação do Laboratório de Fertilização In Vitro da Universidade Federal do Pará (UFPa) "Prof. Dr. Otávio Mitio Ohashi", com o qual a Sedap mantém um Termo de Cooperação Técnica.

Para os representantes dos municípios contemplados, os sêmens impulsionarão a produção, sobretudo de pequenos produtores que trabalham com a produção leiteira. No município de Piçarra - que recebeu 1.500 doses -, a aquisição é importante para melhorar o nível genético do rebanho, observou o zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, Reginaldo Pereira. A qualidade da produção leiteira é um resultado esperado.
“A gente vai tentar elevar o nível genético do rebanho do sul do Pará, e com isso melhorar a produção leiteira em todo o Estado. Isso irá trazer mais incentivo ainda ao produtor rural para produzir no município e na região. A gente vê nessa parceria uma alternativa para tentar resgatar essa melhor produção, que já tivemos no passado”, informou Reginaldo Pereira.
Incentivo - Uma das finalidades da Sedap ao repassar o material genético é incentivar produtores, sobretudo para melhorar a produção leiteira, disse o médico veterinário da Sedap, Augusto Peralta, que integra a equipe da Coordenadoria de Produção Animal (Copan). “A Secretaria está fazendo o seu papel, que é incentivar e fomentar os municípios a dinamizar a cadeia produtiva de leite e corte. A gente está vendo se consegue dar um sangue novo, para termos animais produtivos em termos de lactação. Essa é a nossa finalidade: melhorar a cadeia produtiva leiteira em todo o Estado do Pará”, ressaltou o veterinário.
O trabalho, ressaltou Augusto Peralta, se concentra atualmente na produção bovina, mas abrangerá futuramente o rebanho bubalino. Os sêmens repassados aos municípios nos dois últimos dias são das raças Girolando e Holandês, que têm como características maior quantidade em lactação, ganho de peso e precocidade, informou.
Entre os municípios que já receberam sêmen estão Pau D’Arco, Tucumã, Cumaru do Norte, São Felix do Xingu, Marabá e Piçarra. Também foram repassadas 5 mil doses à Universidade Federal do Pará para análise do material quanto à fecundidade, concentração e motividade (se estão aptos à fecundação).

O repasse do material é previsto no Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Sedap e as prefeituras municipais, disse Augusto Peralta. Segundo ele, é necessário o protocolo, por meio de ofício enviado à Sedap, informando a quantidade desejada e a aptidão (se é leiteira ou produção de carne). Além do ofício, a Prefeitura interessada deve apresentar um plano de trabalho, detalhando como será feito o trabalho no município e qual o público-alvo.
Pelo endereço eletrônico da Sedap (sedap.pa.gov.br) as prefeituras podem ter acesso a todos os critérios necessários para receber o material genético.