Prevenção às doenças renais chega a escolas estaduais por meio do teatro
Estudantes da Escola Estadual Rui Barbosa, na Cidade Velha, em Belém, assistirão nesta quarta-feira (26), a partir das 11 horas, a uma apresentação do grupo de teatro Experiência sobre a importância de prevenir as doenças renais. A iniciativa em estimular o público estudantil é dos membros da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT), por meio do projeto “Rins de Ouro”, que tem o apoio técnico da médica nefrologista Verônica Cardozo.
Segundo a diretora da ARCT, Belina Soares, sensibilizar estudantes sobre o assunto por meio do teatro é uma das formas de compartilhar informações sobre saúde. No conteúdo das apresentações, as chamadas “oito regras de ouro” para preservar a saúde dos rins serão citadas em cena entre elas estão beber muita água, tratar bem a pressão arterial, controlar o açúcar no sangue, fazer uma dieta adequada, perder peso – caso a pessoa esteja com sobrepeso –, evitar o excesso de sal na dieta, fazer exercícios físicos regularmente, não fumar e não tomar remédios sem orientação médica.
A iniciativa visa contribuir para o diagnóstico precoce de doenças renais que se desenvolvem de forma discreta, sem sintomas, de forma a preservar a qualidade de vida, já que é possível perder até 90% da função renal antes de se manifestar qualquer sintoma. Pessoas com doença renal crônica em estágio avançado podem apresentar inchaço nos tornozelos, dificuldades de concentração, diminuição do apetite, sangue na urina ou urina turva.
A agenda do projeto “Rins de Ouro” ainda passará pela Escola Estadual General Gurjão, onde o grupo Experiência, dirigido por Geraldo Salles, se apresenta na quinta-feira (27), a partir das 9 horas. Familiares de estudantes poderão também prestigiar as peças, que têm patrocínio da Amgen e da Norte Flow. A Escola Estadual Rui Barbosa fica na Travessa Joaquim Távora, 408, e a General Gurjão, na Rua Triunvirato, 662, ambas na Cidade Velha, em Belém.
Serviço: Informações sobre o projeto e outras iniciativas de prevenção às doenças renais estão disponíveis no site http://www.arctpa.com.br/ e também pelos telefones (91) 3212-5282, 98180-7060 e 98167-9999.