Com apoio de projeto pela Emater, plantador de goiaba de Dom Eliseu recebe carro
Emater contribuiu com o acesso do trabalhador rural à linha Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Dom Eliseu, no Rio Capim, o agricultor Antônio Arrais, de 63 anos, agora consegue trabalhar com mais mobilidade: a família acaba de adquirir um carro, via o projeto de crédito rural, no valor de R$ 97 mil, em parceria com o Banco da Amazônia (Basa). O contrato é da linha Mais Alimentos, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Com a picape, o plantador de goiaba, mais conhecido como “Fogoió”, devido ao cabelo de tom arruivado, já pode, por conta própria, transportar frutos e insumos e também se deslocar pessoalmente para fechar negócios, como no município maranhense Imperatriz, pólo vizinho de abastecimento.
A propriedade de Antônio Arrais, o Sítio Santa Clara, situa-se por oito quilômetros vicinal adentro no Km 4 da Rodovia Br-010. Até então, os percursos eram realizados com a ajuda de terceiros ou demandando despesas extras de aluguel, empréstimo e frete.
“O carro veio na hora certa e é de grandíssima serventia. Eu levo as caixas para roça, busco um óleo na rua - e por aí vai. Satisfaz muitas necessidades nossas do dia a dia”, considera Fogoió, que recebeu o veículo no dia 17 deste mês.
De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Dom Eliseu, o técnico em agropecuária, Raimundo Salazar, um veículo é um patrimônio que diferencia a realidade no campo: “É de extrema importância. Contribui para estruturar a capacidade operacional do agricultor e da propriedade, no sentido de escoamento de produção a tempo e a contento e transporte de adubo, defensivo, mercadoria”, aponta.
Goiaba
Os quase 24 hectares do Sítio Santa Clara, na Colônia Paraíso, tem 1.300 pés de goiaba do tipo “paluma”, além de plantios de açaí e milho e criação de carneiro, boi e galinha-caipira.
A goiaba, é o carro-chefe da produção e é destinada in natura ou em forma de polpa sobretudo aos mercados da capital Belém e de Imperatriz.
Atendido pela Emater há 26 anos, Fogoió acumula mais de 20 projetos de crédito rural consecutivos elaborados pela Empresa de Assistência Técnica: com recursos da política pública, construiu galpão para armazenamento de produtos e poço artesiano para irrigação de lavoura, bem como comprou trator.
“A Emater é uma colaboração única. Sempre esteve presente. Mais do que colaboração, digo que é amizade”, resume o agricultor Antônio Arrais.
Texto de Aline Miranda