Reunião na Segup discute estratégias de segurança para o Círio de Nazaré
Cerca de 100 mil turistas são esperados para o Círio de Nazaré deste ano, segundo estimativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Visando o planejamento das ações de segurança que serão desenvolvidas durante a festividade, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, recebeu nesta terça-feira (25), na sede da instituição, o secretário de Turismo, Adenauer Goés, e o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena.
Durante a reunião, foram discutidas as ações de prevenção e policiamento ostensivo nas ruas, em pontos turísticos. Segundo o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Hilton Benigno, o planejamento para a atuação do Sistema de Segurança Pública durante o Círio já está pré-definido. “À medida que reunimos com os órgãos que irão atuar na Festa de Nazaré, inserimos novas estratégias no trabalho. Essas informações são importantes para garantir a segurança da população e dos turistas”, disse.
Para Adenauer Goés, a reunião com os gestores do Sistema de Segurança possibilita o aprimoramento das ações durante a festividade. Ele disse que no próximo dia 3 está prevista a apresentação de uma pesquisa que define o perfil das pessoas que frequentam as procissões do Círio de Nazaré. “Esse tipo de informação mostra as necessidades dos visitantes. Por isso, as estratégias de atuação da Segup são essenciais para assegurar a integridade de todos. Além disso, milhões de reais são injetados na economia do Estado em função do Círio como atividade econômica”, afirmou.
O titular da Segup disse que pontos turísticos como a Basílica, Ver-o-Peso, Estação das Docas, Magal das Graças, Hangar, Museu de Arte Sacra e Museu Emílio Goeldi terão o policiamento reforçado devido o aumento do número de turistas. “Vamos discutir a possibilidade de viabilizar postos de atendimento policial em pontos estratégicos, já que milhares de pessoas confluem para a mesma área. O objetivo é facilitar à população paraense e aos turistas o acesso aos serviços de segurança que o Estado oferece”, assegurou.