'Aulões' do Enem estimulam estudantes da rede pública estadual
Toda a atualidade do poema “Linha Reta”, do português Fernando Pessoa (1888-1935), foi expressa na leitura feita pelo estudante Jorge Ney Lopes, da Escola Estadual Benjamin Constant, na abertura do “aulão” preparativo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesta quinta-feira (19), promovido pela 5ª Unidade administrativa (USE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém.
O poema, que o autor assinou com o heterônimo Álvaro de Campos, serviu de introdução à aula de literatura, ministrada pelo professor José Damasceno. Junto com outros 11 professores, ele ministrará até esta sexta-feira (20) aulas de reforço sobre as quatro áreas do conhecimento aplicadas no Enem, cujas provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro próximo.
O aluno Jorge Lopes relatou como o amor pela poesia mudou sua vida acadêmica. “Os saraus literários, promovidos pelo Grupo de Mãos Dadas, da nossa escola, me levaram para o mundo do conhecimento. A cada dia conheço novas palavras, além de ter me tornado um ávido pesquisador do mundo da poesia”, disse o estudante.
Todos os alunos receberam apostilas e caderno de exercícios, muitos corrigidos pelo professor na hora da aula. Eles também aproveitaram o momento para trabalhar o lado emocional do estudante. “Todos somos capazes. Não importa se a sua escola é pública ou particular, o que vai fazer a diferença na hora da prova é a dedicação de cada um de vocês. Sou professor há 17 anos, e tenho dezenas de ex-alunos da escola pública que hoje são mestres e doutores”, ressaltou o professor José Damasceno.
A coordenadora do aulão do Enem pela USE 5, Cyane Oliveira, informou que participaram desta segunda edição do projeto cerca de 300 estudantes das oito escolas com turmas de ensino médio: Justo Chermont, Rodrigues Pinagé, Deodoro de Mendonça, Ulysses Guimarães, Orlando Bitar, Vilhena Alves, Benjamim Sodré e Dr. Freitas. O aulão é a culminância do trabalho individual feito o ano todo com as turmas do 3º ano do ensino médio. Os alunos ficam durante os dois turnos, com direito a lanches e almoço.
Consolidação - O professor Pablo Rossani, de redação, foi o segundo a ministrar aula. Ele fez questão de destacar aos alunos que faltam 16 dias para a primeira prova do Enem, e que a preparação foi feita durante o ano todo, e agora o momento é de consolidar os principais aspectos aprendidos em sala de aula.
Segundo o professor, os estudantes não podem “esquecer no momento da produção textual os elementos pertinentes argumentação e proposta de intervenção, além da estética e coesão, e principalmente eliminar vícios que tiram preciosos pontos na avaliação”.