Em Salinópolis, Corpo de Bombeiros e Graesp resgatam pescador em alto-mar
Vítima sofreu um acidente em sua embarcação, e estava a 20 milhas náuticas da área costeira. Ele foi levado ao Hospital Regional e está em recuperação.

O Corpo de Bombeiros Militar e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) resgataram, na sexta-feira (18), um pescador gravemente ferido a 20 milhas náuticas da costa de Salinópolis, nordeste paraense. A vítima foi encaminhada ao Hospital Regional de Salinópolis, e está se recuperando.
A operação começou quando o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado em Salinas, recebeu uma chamada de urgência, informando que um pescador estava gravemente ferido, com suspeita de fratura em um dos braços e um corte profundo na cabeça, após sofrer um acidente com o sistema de içamento da rede de pesca, dentro da embarcação.
Imediatamente, o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do 13º Grupamento de Salinópolis, e o Graesp, que atua na Operação Verão, iniciaram a missão de resgate e salvamento em alto-mar. Nove agentes participaram da ação, no helicóptero e em um flexboat.

Preparação - O comandante do 13° GBM, major Rodrigo Vale, disse que o salvamento obteve êxito graças à preparação prévia das equipes para atuação nesse tipo de ocorrência. "Treinamento, coragem e preparo se encontram numa operação complexa, onde cada segundo pode definir o destino de uma vida”, ressaltou.
Segundo o major, a operação de resgate seguiu todos os protocolos de segurança, que garantiu a eficiência da missão. “A nossa operação ocorreu em três momentos distintos: tentativa de comunicação marítima com embarcação, sobrevoo de reconhecimento e resgate da vitima”, informou.

As condições da maré também favoreceram a aproximação da embarcação da cidade. A vítima foi levada até a praia no flexboat do Corpo de Bombeiros, e na aeronave do Graesp seguiu para o quartel da corporação, e de lá para o Hospital Regional.
O comandante da aeronave, coronel PM George Auad, destacou o papel do trabalho integrado no resgate bem-sucedido. “A operação contou com o emprego de uma aeronave equipada para resgate em meio líquido. A ação reforça a importância da integração entre as forças de segurança e de salvamento, para preservar vidas em situações de risco extremo”, acrescentou.