Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2025
English Version

Fiscalização integrada do Sistema de Segurança continua nas praias de Salinópolis

O movimento intenso registrado em direção ao município da costa atlântica requer ações preventivas e ostensivas nas praias e vias de acesso

Por André Macedo (SEGUP)
19/07/2025 12h26

O terceiro final de semana do mês de julho, época de veraneio, prossegue movimentado nos balneários do Pará. Em Salinópolis, no nordeste paraense, destino que atrai turistas do Pará e de outros estados, o trabalho integrado das forças de segurança é realizado sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Desde sexta-feira (18), a Rodovia PA-124, que integra vários municípios do nordeste, registrou fluxo intenso na chegada a Salinópolis. Na barreira montada pela Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Departamento de Trânsito (Detran), houve checagem de condutores e veículos, e promoção de ações educativas.

Agentes do Sistema de Segurança também realizam ações educativas

Integrante da coordenação feita pela Segup, o coronel Helderley Oliveira destacou que as fiscalizações integradas são intensificadas no final de semana, para verificar uso de linhas cortantes, garrafas de vidro e sons automotivos em desacordo com a determinação judicial. 

“O trabalho de fiscalização com ações integradas dos órgãos que fazem parte da Operação Verão aqui em Salinas tem sido redobrado. Estamos observando que o fluxo de pessoas, cada vez mais, se intensifica a partir da sexta-feira. Já foi informado pelo Detran que, nas estradas, está intensificando o deslocamento dos banhistas e, por conta disso, se faz necessária a continuidade das operações integradas”, reforçou o coronel. 

Coronel PM Helderley Oliveira, membro da coordenação da Segup em Salinópolis

A mobilização do Sistema Integrado de Segurança Pública visa, quando necessário, atender com agilidade e assertividade as ocorrências. “O apoio dos órgãos está sendo fundamental para garantir que as pessoas venham se divertir tranquilamente, porque vamos ter aqui condições para dar total apoio, para que fiquem de forma tranquila na praia”, informou Helderley Oliveira. 

Alinhamento - Todos os dias, pela manhã e à tarde, no Centro Integrado de Comando e Controle, instalado pela Segup no atalho da Sofia, com a presença de representantes de cada órgão, todas as situações do dia anterior são compartilhadas, e feitos ajustes para aprimorar a objetividade da operação. Ao final, um comboio segue para o patrulhamento nas praias do Atalaia e Farol Velho, a fim de verificar situações adversas.

Durante o patrulhamento, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar (Cedec) distribuiu pulseiras identificadoras para crianças, contribuindo para reduzir casos de crianças desaparecidas, diante do aumento do número de piqueniques no local. 

A iniciativa teve o apoio do comerciante Leonardo Kelvin, que teve o filho e o afilhado identificados. “Muito bom pra gente, que tem que ficar bem atento com as crianças. A gente passa a ter coordenadas, e passamos a ter mais um pouco do conhecimento no final de semana por conta da prevenção das crianças entre o mar. Isso é muito bom”, disse.