Reunião reforça avanço para criação da Instância de Governança Regional da Região Turística de Belém
A criação da IGR é considerada um marco na estruturação de uma política integrada para o turismo na região metropolitana, promovendo o diálogo entre diferentes setores e fortalecendo a gestão descentralizada.

A consolidação da Instância de Governança Regional (IGR) da Região Turística de Belém deu um passo decisivo com a realização de uma reunião estratégica, nesta quarta-feira (16), promovida pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), em parceria com o Sebrae/PA, por meio da Agência Metropolitana. A ação integra as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), coordenado nacionalmente pelo Ministério do Turismo.
O encontro contou com a participação de representantes de secretarias municipais de turismo, organizações da sociedade civil, do trade turístico, e teve como objetivo alinhar a estruturação do modelo de governança, definir papéis e responsabilidades dos envolvidos e estabelecer os próximos encaminhamentos para oficialização da instância.
A criação da IGR é considerada um marco na estruturação de uma política integrada para o turismo na região metropolitana, promovendo o diálogo entre diferentes setores e fortalecendo a gestão descentralizada. “A IGR é um espaço estratégico para o fortalecimento da gestão do turismo, pois permite o debate técnico qualificado entre todos os atores locais. É por meio dela que vamos construir ações integradas, alinhadas às necessidades e potencialidades do território, promovendo o desenvolvimento da região turística como um todo”, destacou Cleber Gomes, turismólogo da Setur e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo.
A iniciativa visa garantir que os municípios envolvidos permaneçam ativos no Mapa do Turismo Brasileiro, ampliando o acesso a políticas públicas e recursos voltados ao fomento da atividade turística. O modelo de governança regional contribui ainda para a valorização das identidades locais, a geração de emprego e renda e o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico.

Para a analista da instituição que atua no projeto Sebrae pelo Turismo, Norma Souza, a instituição é uma catalisadora de fomento aos pequenos negócios. “A IGRT da Região Metropolitana, fortalece a governança e vem ao encontro de todo um trabalho de políticas públicas para o desenvolvimento territorial das ações de turismo capaz de alavancar o crescimento socioeconômico e de inovação e sustentabilidade dos Pequenos negócios locais”, afirma.
Avanços no processo de regionalização
A atuação da Setur no fortalecimento da governança turística avança em todo o território paraense. Além da Região Turística de Belém, outras regiões como Guamá, Xingu, Carajás, Lago de Tucuruí, Florestas e Campos do Marajó e Tocantins também estão em processo de articulação para a institucionalização de suas IGRs.
Em julho, o Estado celebrou a formalização da primeira instância reconhecida pelo Ministério do Turismo: a Associação de Desenvolvimento Turístico Regional do Tapajós (ADTUR), que passa a atuar como IGR da Região Turística do Alto Tapajós. A conquista representa um avanço expressivo para o modelo de gestão compartilhada no estado.
A Setur acompanha de forma contínua todas as fases do processo de criação das instâncias, em conformidade com a Portaria nº 9, de abril de 2025, que regulamenta o Programa de Regionalização do Turismo. O suporte técnico garante a legalidade, a efetividade e a sustentabilidade das IGRs, promovendo um ambiente propício ao fortalecimento institucional do turismo regionalizado.