Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Estado leva campanha 'Não se Cale' a praias de Salinópolis e reforça proteção às mulheres

Ação da Semu, em parceria com a Segup, Procon e Polícia Civil, orienta responsáveis por estabelecimentos e a população em geral sobre como prevenir e combater a violência contra a mulher

Por Ascom (Governo do Pará)
16/07/2025 15h50

A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) realiza ações de conscientização para divulgar o Protocolo "Não se Cale", ferramenta de apoio ao combate à violência contra a mulher. A equipe percorre espaços públicos e privados de grande circulação levando informações sobre direitos, canais de denúncia e formas de apoio às mulheres. No último final de semana, a mobilização ocorreu em Salinópolis, município do nordeste do Pará, por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e o Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor).

Orientação a frequentadores das praias

As equipes estiveram em hotéis, restaurantes e bares, e também orientaram frequentadores das praias sobre a importância de a sociedade estar atenta e saber como agir diante de casos de violência. No locais foram afixados cartazes sobre o protocolo. A campanha tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre o Protocolo "Não se Cale" e incentivar que os estabelecimentos ofereçam um ambiente seguro às mulheres.

Cartazes afixados em locais de grande circulação

Ambiente seguro - De acordo com Kelly Castelo Branco, técnica da Semu, um dos objetivos da ação é preparar os responsáveis pelo estabelecimentos para agirem corretamente nessas situações. “A Semu esteve presente em Salinas com o objetivo de criar um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres em bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Essa iniciativa busca conscientizar e capacitar funcionários a identificar e lidar com situações de assédio, abuso e violência sexual. Assim, garantindo que as vítimas se sintam seguras para denunciar e receber o apoio necessário dos estabelecimentos e da rede de atendimento à mulher no município”, explicou a técnica.

A secretária de Estado da Mulher, Paula Gomes, destacou que a campanha na época do veraneio busca alcançar um público maior, em um dos períodos mais movimentados do ano. “O 'Não se Cale' foi criado para garantir que nenhuma mulher se sinta sozinha ao enfrentar uma situação de violência. Ele orienta, acolhe e mobiliza toda a sociedade. Em Salinópolis, levamos essa mensagem aos espaços de lazer, mostrando que eles também devem ser ambientes de proteção”, informou Paula Gomes.

Casos de violência podem ser denunciados pelos números 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 190 (Polícia Militar), ou diretamente nos estabelecimentos parceiros do protocolo.

Diretrizes - O Protocolo “Não Se Cale” é uma política pública estadual voltada ao enfrentamento da violência contra as mulheres em bares, restaurantes, casas noturnas e estabelecimentos similares. Ele estabelece diretrizes para que esses espaços saibam como agir em casos de assédio, violência ou situações de vulnerabilidade, acolhendo a vítima com respeito e acionando a rede de proteção.

A iniciativa é coordenada pela Semu, em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) — responsável pela plataforma de capacitação —, com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio do Procon Pará, e da Polícia Civil. O protocolo é fruto de uma construção intersetorial, que garante resposta articulada e efetiva do Estado.

Texto: Gabryella Pompeu - Ascom/Semu