Centro Integrado de Operações (CIOp) faz 27 anos de atendimentos ininterruptos
Em 2025, nos primeiros seis meses foram 424 mil chamadas recebidas

Pioneiro no Brasil, o Centro Integrado de Operações atua na linha de frente da segurança pública do Pará. O CIOp atende ocorrências através dos números 190 e 193, e completa 27 anos de serviços ininterruptos, nesta quarta-feira (15). O órgão funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e, de janeiro a junho deste ano, já recebeu 424 mil chamadas.
Instituído pelo decreto estadual nº 2.959 de 1998, de 16 de julho, o Centro Integrado foi o primeiro no país, a fazer a mediação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública. O CIOp recebe o registro das ocorrências de urgência e emergência, e também aciona as guarnições da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito, entre outros públicos, para atendimento à população no local da demanda.

"O Centro Integrado de Operações é um pilar essencial na estrutura de segurança do nosso estado. Há 27 anos, ele tem sido a principal frente de resposta às emergências, operando ininterruptamente, dia e noite, através dos números 190 e 193. Nossos dedicados militares e colaboradores civis se empenham continuamente para assegurar que cada chamado receba atenção imediata e eficaz. O CIOp personifica nosso compromisso inabalável de proteger e servir a cada cidadão paraense”, afirma o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Além de sua atuação crucial na Região Metropolitana de Belém (RMB), o CIOp ao longo dos anos expandiu sua presença para o interior do Pará através dos Núcleos Integrados de Operações (NIOp) e das Centrais de Atendimento e Despacho (CAD’s), fortalecendo ainda mais a capacidade de resposta e a segurança em todo o território paraense.
Os municípios de Castanhal, Capanema, Paragominas, Marabá, Altamira, Santarém, Conceição do Araguaia dispõe de Niop, enquanto que as cidade de Breves, Abaetetuba, Tucuruí, Itaituba e Salinópolis contam com CAD’s.

Modernização - Nos últimos anos, o Ciop vem se modernizando com ampliações e atualizações. Desde 2021, o centro passou a funcionar em novo espaço, amplo e com maiores condições de abrigar as centrais de atendimento, despacho e videomonitoramento.
Em meados de junho deste ano, o Centro implementou a nova versão do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e a Central de Atendimento e Despacho (CAD) para funcionamento no Pará. Com esta atualização, o Pará é o segundo Estado brasileiro habilitado à nova versão, que agiliza a localização das chamadas de urgência e emergência feitas ao Ciop.
Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a instalação de 50 novos totens de segurança. Os municípios de Marituba e Bragança já receberam oficialmente os novos equipamentos, outros 48 estão em processo de instalação, a fim de, em breve, serem entregues à população.

De acordo com o diretor do Ciop, tenente-coronel PM Felipe Aires, as duas melhorias implicam em diversas melhorias para o serviço do centro. “Com os totens, cresce a nossa malha de câmeras com inteligência, com o reconhecimento facial e de placas veiculares, consequentemente, tivemos uma ampliação do número de telas dentro da sala de operações. Temos hoje a parede praticamente com o dobro de tamanho com nosso vídeo wall".
"Já o novo sistema trouxe várias outras inovações, por exemplo a localização da chamada de emergência de quem está ligando para o CIOP, além do georreferenciamento das equipes que estão na rua. Com isso podemos acompanhar em tempo real as aproximações, as distâncias entre ocorrências e operadores, entre policiais, bombeiros, quem quer que estejam empregados”, explicou o diretor do Ciop.
Balanço - A central de chamadas do Ciop, no primeiro semestre de 2025, recebeu mais de 453 mil chamadas (453.300) na Região Metropolitana de Belém, o que demonstra uma média de 75 mil ligações por mês para o Ciop, ou seja, cerca de 2,4 mil ligações por dia para a central 190. O dado de 2025 cresceu cerca de 7% em relação a 2024 que no mesmo período registrou 424.893 chamadas. Do total de chamadas de 2025, 87% foram chamadas válidas (394.493) foram chamadas realmente atendidas e 13% (58.807) foram ligações abandonadas.
Entre as ligações atendidas no 190/193, verificou-se que 99.502 (25,2%) foram ocorrências geradas na RMB e 4.777 (1,2%) foram ligações falsas, os famosos trotes. Ou seja, o Ciop registrou uma média de 796 trotes por mês, o que dá uma média de cerca de 25 ligações falsas diariamente na central. Ainda assim, a marca representa uma expressiva redução em relação a anos anteriores em que a Central chegou a computar 4 mil ligações falsas por mês.
De acordo com levantamento do órgão, os tipos de ocorrências geradas na central com o maior índice em 2025 continuam a de natureza “Perturbação da tranquilidade” com 33.565 (33,7%) ocorrências, seguida de “Violência Doméstica” com 11.446 (11,5%) e, em terceiro lugar, “Acidente de trânsito com vítima” com 6.146 (6,2%).