Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Segurança da navegação durante a alta temporada é foco da Operação Verão 2025

Neste mês de julho, ação coordenada pela Segup, envolveu a fiscalização em mais de 40 embarcações, duas foram apreendidas por irregularidades

Por Walena Lopes (SEGUP)
13/07/2025 19h27
Fiscalização de embarcações tem ação conjunta da PM, Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU) e da Marinha do Brasil

Os rios que cercam a cidade de Belém e a Região Metropolitana (RMB) também contam com o reforço nas ações de segurança fluvial, neste terceiro final de semana da “Operação Verão 2025”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). As equipes integradas já realizaram mais de 40 fiscalizações e duas embarcações foram apreendidas, neste mês de julho. 

O Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLU), em parceria com a Marinha do Brasil, a Companhia Independente de Polícia Fluvial e demais órgãos de segurança fluvial, realizam ações preventivas e ostensivas para garantir um lazer seguro para aqueles que buscam as ilhas no entorno da Região Metropolitana de Belém. 

Titular da Segup, Ualame Machado, diz que Operação Verão também foca na segurança fluvial com ações preventivas

“O planejamento montado para as demandas de segurança desenvolvidas para o mês de julho não abrange somente as praias e balneários mais procurados pelos paraense, de modo geral, mas também, nossas ilhas e furos no entorno da capital, que também são rotas para outras cidades do Pará e com isso conseguimos uma boa produtividade na fiscalização, visto que, nesse período aumenta mais a procura por lazer e entretenimento, especialmente para aqueles que se mantém na RMB”, disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

Apreensões 

Na manhã deste domingo, 13, uma embarcação que trafegava no rio Guamá, em frente ao Portal da Amazônia, com destino à Ilha de Cotijuba, foi abordada pelas equipes do Gflu, juntamente com a Marinha do Brasil. A embarcação denominada “Juliete” não tinha a documentação completa, e estava sem o número adequado de tripulantes, num total de cerca de 400 passageiros. A embarcação foi apreendida e os responsáveis notificados.

Garantir um lazer seguro para quem busca passeios e diversão nas ilhas também é compromisso da Operação Verão 2025

Em três finais de semana de Operação Verão, as equipes de segurança fluvial já realizaram mais de 40 fiscalizações às embarcações. 

Neste segundo final de semana de julho, de 12 a 13 de Julho, foram feitas 17 abordagens às embarcações, quatro motos aquáticas, e também a 13 estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. 

Na última sexta-feira, 11, as equipes de segurança em apoio aos servidores da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), também abordaram o navio “Paulo Santos”, que cruzava o rio Guamá com destina a cidade de Oeiras do Pará, com cerca de 80 passageiros. A embarcação foi apreendida, por não ter autorização legal para o transporte de passageiros, e sim, apenas de carga. Os passageiros foram retirados e o proprietário do navio notificado. 

O coordenador de Segurança do Grupamento Fluvial de Segurança, Cel. PM Bruno, as ações de fiscalização continuam até o final do mês. “Nossas equipes continuarão a reforçar as fiscalizações durante todo esse período para que todos possam ter maior segurança na travessia para as ilhas, bem como, para aqueles que estão indo em direção aos demais municípios”, disse o coordenador. 

As atividades realizadas pelos agentes fluviais visam coibir a criminalidade, assim como, acidentes náuticos além de reforçar a fiscalização no entorno dos balneários e estabelecimentos que recebem um fluxo intenso de pessoas nesse período do ano, como as Ilha do Combu, Cotijuba, Prainha, além de portos, marinas e a orla de Belém.