Operação Verão faz rondas, orienta e fiscaliza para garantir tranquilidade no lazer em Salinas
Uma das prioridades é o cumprimento da determinação judicial sobre poluição de sons automotivos e o risco de garrafas de vidro na praia do Atalaia

No terceiro final de semana de Operação Verão as equipes de segurança permanecem firmes nas orientações e fiscalizações no município de Salinópolis, nordeste paraense. A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e integrada com os demais órgãos de segurança pública do estado.
Durante o início da manhã deste sábado, 12, os agentes de segurança realizaram rondas na praia do Atalaia, para o cumprimento da ação judicial que permite os sons automotivos até as 06h da manhã na faixa de areia, e ainda, a proibição do uso de garrafas de vidro.
“Nossos agentes estão atuando de forma constante para fiscalizar e orientar os turistas e frequentadores da praia do Atalaia para que possa ser cumprida a determinação judicial, quanto a poluição sonora e ambiental. Percebemos que todos estão atendendo as medidas, o que tem resultado em um veraneio tranquilo para as pessoas que buscaram Salinas neste mês de julho”. Disse secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Prevenção - Na manhã deste sábado, a movimentação permaneceu tranquila na faixa de areia mais movimentada da cidade, a praia do Atalaia. As equipes da Segup realizam o balizamento com “bandeirolas” para o ordenamento do trânsito.
Os agentes de segurança fazem o videomonitoramento das câmeras de segurança dentro do Centro Integrado de Comando e Controle de Salinas (CICC) acompanhando o movimento dos banhistas e registrando as ocorrências de urgência e emergência.
O diretor do Centro Integrado de Operações (CIOp), Ten Cel Felipe Aires, ressalta o trabalho das equipes e destaca o baixo nível de ocorrências registrados durante esse verão.
“Estamos atuando no CICC de Salinas e no nosso Niop 24h por dia e até o momento não registramos nenhuma a ocorrência grave, mesmo as de poluição sonora notamos uma baixa na chamadas durante esse verão, até agora” disse o Ten. Cel. Felipe Aires.

A dona de casa Nilda Barbosa, de férias com a família, aproveita a praia e destaca a segurança presente por toda a cidade.
“Sempre estamos aqui em Salinas reunidos em família e observamos que o policiamento está bem forte. Saber que temos uma base da segurança pública aqui para auxiliar em qualquer situação também nos dá muita segurança para aproveitar o verão com tranquilidade”, disse.
As ações da operação verão seguem até o próximo dia 04 de agosto, reforçando a segurança em mais de 50 localidades paraenses.