Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Colônia de férias do Centro de Inclusão reforça importância da brincadeira na reabilitação

Semana de oficinas e atividades no CIIR e Cetea promoveu bem-estar e integração entre usuários e seus familiares

Por Ascom (Governo do Pará)
11/07/2025 18h21

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) encerrou, nesta sexta-feira (11), a programação “Férias Coloridas: Arte e Diversão”, promovida pelo setor de Arte e Cultura. Realizada ao longo da semana no CIIR e no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), a colônia de férias proporcionou momentos de lazer, convivência e estímulo ao desenvolvimento de crianças assistidas pelas unidades de saúde do Governo do Pará.

Crianças aproveitaram a programação oferecida pelo CIIR

A iniciativa contou com oficinas e atividades voltadas aos usuários e acompanhantes, como contação de histórias, pintura, dança, música, cinema com pipoca e brincadeiras inclusivas, todas pensadas para promover acolhimento e bem-estar no contexto terapêutico.

Ana Gonçalves, mãe de Lucas, 11 anos, usuário com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ressaltou os efeitos positivos da ação. “Na viagem de Abaetetuba para a consulta, meu filho estava desanimado. Mas, ao participar da oficina de sapateado, se animou, interagiu com outras crianças e se divertiu muito”, contou, acrescentando que “nós, que acompanhamos nossos filhos nas terapias, precisamos desses momentos. Foi uma pausa leve e acolhedora”.

Brincadeiras ao ar livre proporcionam bem-estar aos usuários

Vínculos - Para a supervisora do setor de Arte e Cultura do CIIR, Denise Morais, a colônia de férias tem papel importante na reabilitação. “A programação foi planejada para estimular habilidades, fortalecer vínculos afetivos e proporcionar experiências de aprendizado e diversão fora do ambiente terapêutico”, informou.

Realizada há quatro anos, a colônia de férias começou na última segunda-feira (7), no Cetea, unidade integrante do complexo de reabilitação mantido pelo governo do Estado. A ação reafirma o compromisso do CIIR com uma abordagem centrada na pessoa, reconhecendo o brincar como ferramenta essencial no cuidado em saúde e na promoção da inclusão social.

O CIIR é referência estadual na assistência de média e alta complexidade à Pessoa com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O atendimento é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde municipais, via Sistema de Regulação Estadual (SER), e cada caso é avaliado conforme o perfil do usuário.

Serviço: O CIIR e o Cetea são órgãos do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro Batista Campos, em Belém. O CIIR está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, também na capital paraense. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR