Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Programação alusiva ao mês do folclore chega ao fim na Estação das Docas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/08/2015 15h40

O grupo Balé Folclórico da Amazônia, mais conhecido como BFAM é o convidado para encerrar a programação especial do Projeto Pôr-do-Som, no mês do folclore. O show “Dançares amazônicos” será apresentado nesta sexta-feira, 28, a partir das 18h30, na orla do Armazém 3, da Estação das Docas.

A cultura amazônica entre as diversas formas será representada pelas lendas do Boto, da Iara e Vitória Régia. “Acreditamos que o nosso folclore pode ser mostrado de uma maneira diferente, em um verdadeiro espetáculo, por isso investimos em bailarinos bem ensaiados e figurinos diferenciados. Vamos levar para a orla da Estação o espetáculo da tradição folclórica em uma versão mais contemporânea”, frisa Eduardo Vieira, coordenador do grupo.

Com referências em outros folclores, o BFAM traz neste espetáculo toda a dança do Jongo, Marakatu e o Samba de roda. “Essas expressões são derivadas de uma apresentação que fizemos no México neste ano, representando o Brasil”, destaca.

O carimbó, patrimônio cultural imaterial do Brasil também fará parte do espetáculo do grupo, que neste ano completa 25 anos de formação, oriundos do distrito de Icoaraci. O projeto Pôr-do-Som é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas. Confira a programação completa no site: www.estacaodasdocas.com.

Trupe de Bubuia - A programação alusiva ao mês do folclore do Projeto Pôr-do-Sol encerra neste próximo domingo, 30, com a Trupe de Bubuia e o espetáculo “Estória de beira de rio II”, a partir das 17h30, no Anfiteatro São Pedro Nolasco da Estação das Docas.

A linguagem clown (utilizada por palhaços) foi a escolhida para dramatizar os contos populares e amazônicos como o Boto e a Matinta Pereira. “Ao longo das apresentações percebemos que muitas pessoas não conhecem personagens clássicos do nosso folclore”, explica Joécio Carvalho, ator da Trupe.

Esta apresentação é uma continuidade do espetáculo realizado no último dia 2. “Foi um público muito bom, contamos bastante com a interação tanto dos adultos quanto das crianças. Esperamos ver todos neste próximo domingo, aprendendo e se divertindo muito com a gente, lá na Estação”, destaca o ator.