Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Geral de Tailândia fecha primeiro semestre com mais de 371 mil procedimentos realizados no Pronto Atendimento

Os dados mostram que a unidade hospitalar executou quase 90 mil procedimentos a mais em relação ao mesmo período do ano passado

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
11/07/2025 13h50

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), referência em várias especialidades médicas e cirúrgicas, fechou o primeiro semestre do ano com 371.586 procedimentos realizados no seu Pronto Atendimento (PA) de Urgência e Emergência. Os dados mostram que a unidade hospitalar executou quase 90 mil procedimentos a mais em relação ao mesmo período do ano passado, contribuindo para o restabelecimento da saúde da população de Tailândia e municípios vizinhos.

O gerente assistencial do HGT, o enfermeiro Milton Peixoto, destacou o aumento no número de atendimentos realizados, afirmando que o resultado “é fruto de muito trabalho, comprometimento da equipe e de ações voltadas para o fortalecimento dos cuidados com a saúde da população, bem como o reconhecimento do hospital como referência em serviços pelo atendimento humanizado, de qualidade e eficaz aos seus pacientes”.

Entre os principais procedimentos realizados no PA no primeiro semestre estiveram curativos de diferentes portes, com 2.990 curativos pequenos, 162 médios e 29 grandes, além de 119 pequenas cirurgias, 225 retiradas de pontos, 873 colocações de gesso e 154 retiradas de gesso. A aplicação de medicação também representou um volume expressivo, totalizando 289.629 aplicações, acompanhadas de 77.405 outros procedimentos diversos que contribuíram para o cuidado integral dos usuários atendidos.

A dona de casa Maria Lucia, de 42 anos, procurou o setor após sentir forte mal-estar e sintomas de virose. “Cheguei com meu filho passando muito mal e fui atendida rápido, e o médico e toda a equipe foram bem atenciosos. Ele passou a medicação e me orientou certinho, e logo que tomei eu já comecei a melhorar. Quero parabenizar toda a equipe pelo cuidado com as pessoas que buscam atendimento e pela atenção”, destacou a usuária, que mora no bairro Jardim Liberdade, em Tailândia.

Com estrutura composta por três consultórios médicos, três clínicos em plantão 24 horas e especialistas para casos específicos, o PA conta ainda com sala vermelha, curativos, pequenos procedimentos, medicação e quatro quartos de observação, dois adultos e dois pediátricos. Os atendimentos são realizados tanto por demanda espontânea de urgência e emergência quanto por encaminhamentos do Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária. No primeiro semestre deste ano, cerca de 36.503 pacientes passaram pelo serviço.

Além dos expressivos números nos atendimentos, o diretor executivo do HGT, Eduardo Pereira, ressaltou que o espaço passou por diversas melhorias estruturais nos últimos meses, incluindo reforma, pintura, nova iluminação e renovação da mobília. Também foram implantados novos espaços comuns em frente ao setor, destinados aos pacientes e acompanhantes que aguardam após os atendimentos.

“Essas mudanças foram planejadas para garantir um ambiente ainda mais acolhedor, organizado e seguro. Nosso objetivo é que quem procura o nosso hospital se sinta bem cuidado em todos os aspectos, desde o atendimento técnico até o conforto enquanto espera”, afirmou o gestor.

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Sespa. O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99202-5964.