Detran promove ações educativas em Bragança, Barcarena, Abaetetuba e Moju
Veranistas recebem orientações sobre prevenção de acidentes no trânsito

Verão divertido é verão seguro. Com essa premissa, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está presente nos principais destinos de julho para orientar os veranistas sobre a preservação da vida no trânsito. Entre os municípios assistidos pelas equipes de educação do Detran na Operação Verão deste ano, Bragança, na região do Salgado, e as cidades do entorno da Alça Viária, como Barcarena, Abaetetuba e Moju, estão recebendo orientações educativas do órgão.
Em Bragança, no nordeste paraense, os agentes de educação centralizam as ações na PA-458 e nas vias de maior movimentação de veículos e pessoas. Na quinta-feira, 10, foram realizadas abordagens educativas com foco na promoção da mobilidade segura e na conscientização sobre comportamento seguro no trânsito. A ação buscou sensibilizar condutores e passageiros quanto à importância da segurança viária, reforçando a educação como pilar essencial para a redução de acidentes durante o período do veraneio.
A equipe realizou orientações a respeito dos principais fatores de risco nas vias e distribuiu "lixocar". As lixeiras veiculares sustentáveis devem ser utilizadas para o descarte correto de lixo nos carros, reforçando a importância da limpeza e organização das vias. A iniciativa reforça a importância da preservação ambiental e da manutenção da limpeza urbana.

O trabalho também inclui orientação nas faixas de pedestre do município com o objetivo de conscientizar e auxiliar os mais vulneráveis na travessia. As ações acontecem em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e também acontecerão na rodovia de acesso à praia de Ajuruteua.
“Nosso objetivo é orientar condutores e pedestres sobre a importância de se divertir sem colocar em risco a vida no trânsito e lembrar que, para isso, é necessário ter cuidados e conscientização de que a segurança nas rodovias depende de todos nós”, explica o coordenador de educação do Detran, Carlos Valente.
Nos municípios da Alça Viária as abordagens informam sobre a proibição da circulação de veículos na faixa de areia das praias aos finais de semana, além de orientações sobre a segurança de todos nos perímetros das praias, balneários e até mesmo em áreas de lazer.

Em Moju as ações já ocorreram nas vias, especialmente na estrada que dá acesso ao balneário do Levi. Em Abaetetuba os agentes já estiveram na entrada da cidade e na praia do Beja. Em Barcarena, os condutores que chegam para passar as férias na cidade ou nas praias do município também são recebidas pela equipe de educação do Detran.
Até o momento, mais de 1.100 pessoas já foram orientadas, entre motociclistas, motoristas e pedestres. A medida tem como principal objetivo garantir a segurança de condutores, banhistas e pedestres, especialmente diante do intenso fluxo de pessoas nesse período.
Durante a iniciativa, condutores e passageiros também receberam orientações sobre os principais fatores de risco no trânsito, como forma de promover a conscientização para um trânsito mais seguro e com maior respeito à vida. Além disso, foram distribuídos materiais gráficos e serigráficos com mensagens educativas, reforçando o conteúdo das abordagens.
Neste fim de semana, as equipes de educação do Detran intensificam as ações em Barcarena, que deve ter o maior movimento desde o início da Operação Verão. Neste sábado (11), as abordagens ocorrerão na praia do Caripi, das 9h às 12h. No domingo, a ação também será pela manhã no trapiche de travessia para na praia de Trambioca. As atividades contam com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito de Barcarena (Demutran).
Texto: Anna Kelly Saraiva (Ascom/Detran)