Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Em Castanhal, PC realiza treinamento de combate a ataques criminosos

Ação encerra a 7ª edição do Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades

Por Wander Lima (PC)
10/07/2025 23h51

A Polícia Civil do Pará realizou, na noite desta quinta-feira (10), uma simulação técnico-operacional na cidade de Castanhal, como parte das atividades práticas da 7ª Edição do Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades (CPGCSC).

A ação simulada ocorreu na rua João Coelho da Mota, no bairro Saudade, e reproduziu um cenário de ataque à base da empresa de transporte de valores Prosegur, seguindo o modelo conhecido como “Domínio de Cidades”. A atividade contou com a participação de um grande efetivo das forças de segurança pública, além da utilização de viaturas, armamentos e outros equipamentos operacionais.

Durante o exercício, a área foi totalmente interditada e o uso de drones pelo público foi proibido como medida de segurança. A simulação atraiu a atenção de moradores e curiosos, que puderam acompanhar a operação de perto, desde que respeitadas as orientações repassadas pela equipe organizadora.

O delegado Fausto Bulcão, coordenador do curso, reforçou que a atividade se tratou de um treinamento técnico, sem qualquer risco à população.

“A metodologia aplicada foi elaborada a partir de estudos sobre a atuação dos grupos criminosos e foi reproduzida com ordem e controle. Este treinamento vai auxiliar na produção dos planos de defesa das cidades e conta com a participação integrada de 70 alunos dos diversos órgãos atuantes na segurança do estado”, destacou.

A iniciativa encerrou o curso promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Governo do Estado do Pará.

“O objetivo é qualificar profissionais das forças policiais para atuarem em ocorrências de alta complexidade, como ações de organizações criminosas e ataques coordenados a instituições financeiras e empresas de transporte de valores”, resaltou o delegado-geral adjunto, Temmer Khayat.