Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Voluntários adolescentes podem se inscrever até sexta-feira (11) para atuação na COP 30

Jovens da Região Metropolitana de Belém têm a oportunidade de participar diretamente de um dos maiores eventos climáticos do planeta

Por Governo do Pará (SECOM)
11/07/2025 08h00

As inscrições para adolescentes, a partir de 16 anos, interessados em participar do Programa de Voluntariado COP 30, serão encerradas nesta sexta-feira (11). A 123 dias da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém, cerca de 2 mil candidatos já estão em processo de capacitação para atuar no evento, que será realizado de 10 a 21 de novembro. Para menores de idade, a inscrição depende de autorização formal dos pais ou responsáveis legais, com assinatura conjunta do Termo de Adesão.

O Edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no início de julho pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), responsável pelo processo seletivo. O objetivo é ampliar as possibilidades de participação e envolver a juventude da Região Metropolitana de Belém nas atividades de um dos maiores eventos climáticos do mundo.

Experiência - De acordo com o titular da Sectet, Victor Dias, a participação dos adolescentes na equipe de voluntários da COP 30 é estratégica. “O público jovem é uma parcela importante da sociedade, e abrir espaço para que eles participem de um evento tão relevante tem um peso enorme na vida pessoal e profissional. A experiência adquirida ficará marcada para sempre na memória de cada um. Além disso, esses adolescentes terão a oportunidade de descobrir novas habilidades e talentos”, ressalta o secretário.

Os voluntários receberão certificação conjunta do Governo do Pará, Governo Federal e Organização das Nações Unidas (ONU), uniforme exclusivo, alimentação e transporte gratuitos, além da oportunidade de vivenciar um intercâmbio cultural com participantes de outros países. O perfil buscado inclui boa comunicação, proatividade, organização, capacidade de resolver problemas e disponibilidade para atuar nos horários do evento.

Capacitação - Todos os inscritos passarão por curso preparatório, com carga horária de 120 horas, dividida em seis módulos. A formação abordará temas como mudanças climáticas, turismo, comunicação intercultural e dinâmicas de trabalho em grandes eventos, habilitando os voluntários para suas funções durante a conferência.

Os interessados em participar da capacitação ainda podem se candidatar. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site da Sectet - www.sectet.pa.gov.br, ou no portal oficial do Programa: www.voluntarioscop30.pa.gov.br.

Texto: Carolina Maia, com a colaboração de Arthur Sobral  - Secom/Núcleo COP 30