Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E ECONOMIA
English Version

Curso de Processamento de Frutas capacita moradores de Colares

Iniciativa do governo do Estado, por meio da Setur, em parceria com o Senar e Prefeitura local, contribui para a economia com sustentabilidade e valorização da cultura e dos produtos regionais

Por Israel Pegado (SETUR)
10/07/2025 15h49
Participantes destacaram a importância do curso

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura de Colares, promove, entre os dias 7 e 11 de julho (segunda a sexta-feira), o curso de Processamento de Frutas no município, localizado no nordeste paraense. A capacitação foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e contou com a participação de moradores locais interessados em transformar saberes e recursos naturais em oportunidades de empreendedorismo e geração renda.

“A capacitação faz parte do esforço contínuo da Setur em preparar os municípios paraenses para o crescimento do turismo, especialmente diante da visibilidade internacional que o Pará terá com a realização da COP 30 em 2025, em Belém. Iniciativas como esta ajudam a impulsionar a economia local com sustentabilidade e valorização da cultura e dos produtos regionais”, explicou a gerente de Qualificação dos Serviços Turísticos da Setur, Margarete Carvalho.

Vários produtos - Ministrado pela engenheira de Alimentos Gleice Vasconcelos, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o curso ofereceu aulas teóricas e práticas sobre manipulação segura de alimentos e técnicas de processamento de frutas. Os alunos aprenderam a produzir geleias, doces pastosos, doces de corte, compotas, frutas em calda, picles, licores, ketchup, cocadas e até frutas cristalizadas — tradicionalmente utilizadas em panetones e roscas natalinas.

Curso ensinou o aproveitamento de produtos regionais

“O ponto-chave deste curso é o valor agregado. Os participantes aprendem a transformar frutas locais em produtos com maior apelo comercial, sabor e vida útil prolongada. É uma forma de aproveitar os recursos da própria comunidade para gerar renda de maneira sustentável e segura”, destacou a instrutora Gleice Vasconcelos.

A iniciativa teve ampla adesão da comunidade local. Para a moradora Diliane Corrêa Brito, o curso representa muito mais que uma qualificação técnica. “Proporciona oportunidades reais de empreender, gerar emprego e renda, além de colaborar com o desenvolvimento do turismo de forma planejada e organizada. Colares recebe muitos visitantes, mas ainda carece de serviços adequados. Com essa qualificação, podemos oferecer produtos de qualidade e acolher melhor os turistas”, reiterou.

Valorização - Vânia Roberta Ferreira da Silva, outra integrante da turma, reforçou a importância da capacitação para o futuro do município. “É uma iniciativa que vai além do aprendizado técnico. É um estímulo ao empreendedorismo local, preparando os munícipes para receber turistas durante a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas) e deixando um legado de geração de renda para as famílias colarenses. Gratidão por acreditarem no potencial da nossa gente”, declarou.

Participantes assistiram a aulas teóricas

A prefeita de Colares, Maria Lucimar Barata, expressou “profunda gratidão pelo olhar atencioso e o compromisso com o desenvolvimento do nosso município”. Ela destacou a importância da parceria com Senar para a realização do curso. “Representa uma oportunidade de qualificação para a nossa população. A Secretaria tem se mostrado sempre presente e atuante nas ações que promovem conhecimento, geração de renda e valorização de nossa gente. Vocês são os protagonistas dessa transformação que desejamos para Colares”.