Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E TURISMO
English Version

Estado prepara a entrega da segunda passarela da Praia do Maçarico em Salinópolis

O segundo equipamento público segue o padrão do primeiro, entregue no final de 2024, com ótima aceitação do público, tornando-se um cartão postal

Por Gustavo Pêna (SEOP)
10/07/2025 09h52

O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), entrega no próximo sábado (12) a segunda passarela urbana de acesso à Praia do Maçarico, em Salinópolis. O primeiro equipamento público foi entregue no final de 2024, e se tornou um novo cartão postal do município, impulsionando o lazer, turismo e a geração de emprego e renda para a população local, composta por mais de 48 mil pessoas. 

“O Estado vai entregar mais uma obra importante para o município de Salinópolis e a região nordeste paraense. A primeira passarela urbana foi um sucesso, proporcionando o fomento ao turismo, resgatando o espaço com urbanização, equipamentos para práticas esportivas, passeio e conforto para os moradores e visitantes. Com a segunda passarela não será diferente, pois segue o padrão de uma estrutura moderna, segura e confortável”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

No total de três equipamentos públicos, as passarelas proporcionam à população local e aos visitantes mais uma opção de lazer e contemplação ao Oceano Atlântico. O projeto conta com edificações cobertas, intervenções urbanísticas e complementação da calçada, aliadas ao equilíbrio ambiental para a conservação do ecossistema e demais componentes da área, como mangues, praias e dunas.

Nova passarela tem ciclovia, área para passeio, entre outros setores

Com 380 metros de extensão, a segunda passarela urbana de acesso à Praia do Maçarico vai ter ciclovia; áreas para passeio de pedestres, contemplação e convivência; quiosques para alimentação, local para comércio informal de moda praia e artesanatos; além de banheiros, fomentando a economia e o turismo em Salinópolis, um dos destinos de lazer mais procurados na costa atlântica paraense.

“Estou passando as férias com a minha família em Salinópolis e pude visitar a passarela. Fiquei bastante surpreso, é um espaço bonito. O acesso criado direto para a praia também é importante, faz esse lado da cidade ficar mais movimentado, mais seguro para a gente frequentar. O governo está de parabéns pelo projeto”, afirmou o autônomo Gabriel Duarte.

Entre os equipamentos urbanos, estão guarda-corpos, postes de iluminação com luminárias LED alimentadas por energia solar, bancos, caramanchões (pergolados), lixeiras seletivas e bicicletários com capacidade para 30 bicicletas. O local também está recebendo chuveiros públicos, paisagismo, rampas de acesso e sinalização tátil.

A construção da segunda passarela urbana em Salinópolis já contou com cerca de 200 trabalhadores, e agora entra na fase de acabamento. A área abrange desde a orla da Praia do Maçarico, entregue pelo Governo do Pará em 2022, até a Rua João Pessoa, e foi escolhida devido ao menor impacto ambiental.

“Estou gostando do trabalho e, para mim, como pessoa, é importante ver essa obra aqui. Depois de concluída, vai ser bom para a gente ter uma vista para o mar, passear, trazer nossos filhos e outras pessoas também vir conhecer Salinas. A gente se sente feliz em ver que a cidade está evoluindo cada vez mais”, destacou Maria Inaildes, moradora de Salinópolis e que trabalha na obra como aplicadora de rejunte.