Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Beatles em orquestra e arte alemã são atrações no Museu do Estado do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/08/2015 18h00

O Museu do Estado do Pará (MEP) está com o fim de semana cheio de programações. A abertura da exposição do projeto Rizoma e a segunda edição do concerto “Beatles no Museu” ocorrem, respectivamente, neste sábado (29) e domingo (30). As atrações são promovidas pela Secretária de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM).

Sob a regência da Orquestra Quorum e Coro Eduardo Nascimento, o repertório do “Beatler no Museu” é composto pelas mais conhecidas canções dos garotos de Liverpool, entre elas “Here Comes The Sun”, “My Love”, “I Wanna Hold Your Hand”, “Let It Be” e “Hey Jude”. As apresentações ocorrem na Sala das Artes do MEP, a partir das 10h30 do domingo (30).

O grupo vem se destacando, há oito anos, no cenário artístico paraense como uma das mais conhecidas orquestras de câmara para eventos sociais, tanto pelo ineditismo dos arranjos, quanto pelos ensaios abertos ao público no interior do Estado. “Integra esse trabalho o Coro de Eduardo Nascimento, que somado aos instrumentistas do Quorum, se apresenta periodicamente no MEP. É um trabalho único em todo o território nacional. Até então não havia registro musical, nesse formato, em um museu no Brasil”, afirma o diretor do museu, Sergio Melo.

Juntos, os músicos são responsáveis por um repertório eclético, que vai desde música barroca, clássica e valsas até pop, rock e, claro, música brasileira. Tanto a orquestra quanto o coro têm uma sonoridade bem ensaiada – o grupo está junto desde 2007. “Eles perceberam que o diferencial é a união do potencial individual, somado ao comprometimento do ofício musical e a uma boa dose de talento”, diz o diretor.

Em parceria com a Casa de Estudos Germânicos, o projeto Rizoma será aberto neste sábado (29), às 19h30. Idealizada para o Norte e Nordeste do Brasil, com curadoria dos artistas berlinenses Richard Schütz e Martin Juef, a exposição de arte internacional poderá ser vista na galeria Antônio Parreiras do MEP, com obras de nove artistas alemães e de três artistas contemporâneos locais. Também estão previstas oficinas e palestras.