Em Belém, Hospital Jean Bitar orienta sobre broncoaspiração com novo guia educativo
Publicação tem linguagem e visual de fácil compreensão com informações sobre o que é a broncoaspiração, cuidados básicos e sinais de alerta

A equipe de enfermagem da Clínica Médica do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, iniciou, neste mês de julho, a distribuição do “Guia Rápido para Acompanhantes sobre Broncoaspiração”. A iniciativa tem como foco a segurança do paciente e a educação dos acompanhantes, promovendo cuidados preventivos e humanizados.
O material, ilustrado e de fácil compreensão, traz informações essenciais sobre o que é broncoaspiração, a entrada de alimentos, líquidos, saliva ou vômito pelas vias aéreas, além de cuidados básicos, sinais de alerta e orientações quanto ao posicionamento e à oferta de dietas. O objetivo é evitar complicações como a pneumonia aspirativa, condição comum e perigosa em pacientes mais vulneráveis.

Segundo o coordenador de enfermagem da Clínica Médica, Cássio Costa, o público-alvo são os acompanhantes de pacientes com mais de 65 anos, principalmente aqueles sonolentos, acamados ou que fazem uso de sonda nasogástrica ou gastrostomia (GTT). “A iniciativa surgiu da necessidade de reforçar as orientações sobre os cuidados durante a alimentação e o posicionamento dos pacientes, especialmente os que apresentam maior risco de broncoaspiração, uma condição grave que pode causar infecções pulmonares”, explicou.
O guia recomenda, por exemplo, evitar a oferta de dieta via oral quando o paciente estiver sonolento, manter a cabeceira do leito elevada entre 30° e 90°, além de sempre pausar a alimentação em situações como troca de fralda ou banho no leito. Sinais de alerta, como tosse, engasgos, respiração rápida, sonolência excessiva ou presença de dieta na traqueostomia, também estão destacados no material, com a recomendação de acionar imediatamente a equipe de enfermagem ou médica.

A médica Maria Alencar, de 62 anos, moradora de Mãe do Rio e acompanhante da mãe de 90 anos internada no HJB, aprovou a iniciativa: “Essas orientações são importantes, principalmente para pessoas que não têm conhecimento. Muitas vezes, um idoso broncoaspira porque quem está cuidando não sabe como evitar. O guia ajuda muito”, afirmou.
A ação está alinhada às diretrizes de segurança do paciente e reforça o compromisso do Hospital Jean Bitar com a qualidade assistencial e a humanização do atendimento, promovendo a participação ativa da família no cuidado ao paciente.

De janeiro a abril deste ano, o HJB realizou 1.088 internações, que resultaram em um índice de satisfação dos usuários em 86,34%.
Serviço:
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB