Governo do Estado realiza mais de 14 mil atendimentos no 'Assistência Por Todo o Pará'
Ação amplia o acesso da população a serviços essenciais, como a obtenção de documentos, promove a inclusão social e a busca do crescimento profissional

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), já realizou 14.855 atendimentos pelo programa “Assistência por Todo o Pará”, executado nos municípios de Marabá, Abaetetuba, Castanhal e Bragança.
O foco do programa é garantir o acesso da população aos serviços essenciais, como emissão de documentos, cursos de qualificação e capacitação, além de oportunidades de emprego, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que desejam ingressar no mercado de trabalho.

“A nossa prioridade é ampliar o acesso da população paraense às ações e investir cada vez mais em mecanismos eficazes, para promover a inclusão social, de forma que os 144 municípios sejam contemplados, promovendo o bem-estar e a geração de emprego e renda aos que buscam crescimento pessoal e profissional”, ressaltou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.
DADOS
Durante a ação em Marabá, por exemplo, agricultores familiares participaram de palestras sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e mais de 243 mulheres foram capacitadas no curso de manipulação de alimentos. Outras 320 pessoas participaram de oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, práticas de receitas saudáveis, oficinas de compostagem e palestras sobre agricultura familiar. Resultando em 2.781 atendimentos.

Na região do Baixo Tocantins, no município de Abaetetuba foram registrados 2.950 atendimentos, com destaque para serviços de intermediação de mão de obra, emissão da carteira de trabalho digital, atualização cadastral no Sistema Nacional de Emprego (Sine), solicitação para o seguro-desemprego e palestras do programa “Primeiro Ofício”, voltadas aos jovens que buscam o primeiro emprego.
Em Castanhal, nordeste paraense, foram promovidas capacitações para artesãos, formalização de microempreendedores individuais (MEIs), distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para catadores e apoio a cooperativas de reciclagem, totalizando cerca de 4.415 atendimentos.

Já em Bragança, o Governo do Estado contabilizou 4.709 atendimentos. A cidade recebeu serviços de qualificação profissional, feirão de empregos, emissão de documentos, orientação jurídica, além da entrega de materiais e equipamentos para o fortalecimento da economia solidária. Também foram realizadas ações de educação nutricional e oficinas de compostagem para os produtores familiares.
Para Pedro Henrique, que participou da ação em Bragança, o evento representou uma nova oportunidade em sua vida. Ele conquistou uma vaga no mercado de trabalho, como auxiliar de mecânico e elogiou a iniciativa.

"A iniciativa do Governo, por meio da Seaster e de empresas privadas, além de vários empresários regionais, leva ao Feirão de Empregos novas oportunidades reais para que todos consigam uma colocação no mercado de trabalho, garantindo mais dignidade em seu dia a dia. O evento foi bem organizado, com atendimento de excelência e fluxo ágil. Consegui um trabalho e estou feliz”, disse Pedro Henrique.
O programa executará as suas ações em mais municípios do Pará, com a missão de ampliar o alcance das políticas públicas de assistência, trabalho e renda. O próximo município a receber a ação será Belém, com locais e datas a serem divulgados nos canais oficiais da Seaster.