Fiscalizações e videomonitoramento são realizados no Centro Integrado de Salinas durante o mês de julho*
As equipes integradas de segurança utilizam o CICC de Salinas como ponto de apoio para desencadear fiscalizações, registro de ocorrências e videomonitoramento 24h

No segundo final de semana do veraneio, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense, garante atendimento em registro de ocorrências, monitoramento 24h das câmeras de segurança do município e integra as forças de segurança nas fiscalizações.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforça que o CICC de Salinas reúne as forças de segurança e órgãos de fiscalização, meio ambiente, permitindo assim a integração e agilidade nas ações de segurança para a população.

“Do CICC estamos atuando com uma central do Centro Integrado de Operações (Ciop), onde todas as imagens são capturadas e monitoradas, além do recebimento de ocorrências via 190, realizadas aqui na área da praia, para que os atendentes possam direcionar as chamadas para as viaturas que estão em ronda nessa região. Isso facilita e agiliza o atendimento, não sendo necessário fazer o encaminhamento de ocorrências para Belém ou para o centro da cidade, além de ser a nossa base de apoio dos órgãos de segurança, pois nele os agentes se reúnem, alinham as ações e conseguem levar um serviço de qualidade melhor para a população, como nesta manhã, onde a atuação das equipes resultaram em apreensões e fiscalizações para aqueles que não respeitam as determinações exigidas por lei”, falou o titular da Segup.
Fiscalização e apreensões
Na manhã deste domingo (6), as equipes das forças de segurança realizaram um “briefing” e as do Centro Integrado partiram para as fiscalizações na praia do Atalaia. Durante a ação, mais de 30 garrafas de vidro foram apreendidas e ainda, alguns rolos de linhas cortantes, ambos proibidos para a utilização na faixa de areia.

As equipes realizam também rondas e patrulhamento contínuo, a fim de garantir a ordem social, inibindo e coibindo a presença de sons automotivos irregulares, Torres e carretinhas nas praias do Atalaia e Farol Velho, autorizadas a entrar na faixa de areia somente a partir das 18h.
Videomonitoramento
Equipes do Centro Integrado de Operações e do Núcleo Integrado de Operações (Niop) seguem garantindo o monitoramento com mais de 30 câmeras instaladas na cidade de Salinópolis. Além disso, os agentes atuam no atendimento de ocorrências, por meio do canal 190, em casos de emergência. Dois pontos estão ativos: um no CICC, para atendimento de chamadas na área da Praia do Atalaia, e outro na Delegacia de Polícia Civil, para ocorrências na área urbana.

Além do monitoramento das imagens de segurança e encontro dos pontos focais dos órgãos, o CICC é o ponto de referência, como explica o coordenador do Centro, cel. Celton Moraes.
“São diversos serviços com os órgãos de segurança e outros parceiros do Estado, como a Adepará, IderFlo-Bio e Defensoria Pública, para que quem precisar de atendimento receba o melhor, tanto na parte da segurança quanto nos demais serviços oferecidos pelo Centro Integrado”, explicou.
Registro de ocorrências
Para quem precisar registrar ocorrências, a equipe da Polícia Civil atua com delegado, investigadores e escrivães 24 horas aos finais de semana, para agilizar o atendimento na Praia do Atalaia e entorno. De acordo com os registros da Polícia Civil, desde o primeiro final de semana de “Operação Verão” (28 e 29) sábado até a tarde deste domingo (06), nenhuma ocorrência foi registrada no CICC de Salinas. As equipes prestam apoio e orientação aos banhistas e turistas.

Serviço: As ações no Centro Integrado de Comando e Controle de Salinas, localizado próximo ao atalho da Sofia, continuam até 3 de agosto. Todas as ações desenvolvidas no CICC integram a Operação Verão 2025 coordenada pela Segup, que mobiliza mais de 9 mil agentes do Sistema Integrado de Segurança Pública. A Operação foi deflagrada em 50 municípios com objetivo de garantir tranquilidade e paz social para os turistas e paraenses que aproveitam o verão amazônico.