Pará realiza capacitação e promove mini procissão do Círio de Nazaré na Expocatólica 2025
A iniciativa foi bem recebida por agentes e operadores que buscam novos destinos para diversificar suas ofertas ao público valorizando não só a fé popular, mas também a riqueza simbólica e cultural do estado.
Durante a Expocatólica 2025, que encerra neste domingo (06), no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), o Pará não apenas apresentou seus atrativos de turismo religioso, como também promoveu experiências e ações de qualificação voltadas a agentes de viagens e operadores de turismo. A programação envolveu uma capacitação especializada e uma emocionante mini procissão do Círio de Nazaré, levando para o pavilhão da feira a fé e a cultura paraense.

Na sexta-feira (04), a equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou uma capacitação voltada ao trade turístico, com o objetivo de apresentar os principais roteiros religiosos do Pará, esclarecer dúvidas logísticas e ampliar o conhecimento dos profissionais sobre as manifestações de fé que integram o calendário paraense. A formação também foi estratégica para estreitar laços com empresas do setor e promover pacotes já disponíveis nas prateleiras das agências.
A ação foi bem recebida por agentes e operadores que buscam novos destinos para diversificar suas ofertas ao público. O Círio de Nazaré, a Marujada de Bragança e o Sairé de Alter do Chão foram os principais destaques da apresentação, valorizando não só a fé popular, mas também a riqueza simbólica e cultural do Estado.

Um dos agentes presentes na feira, Gabriel Solon, da Família Solon Viagens, relatou o impacto da experiência para o fortalecimento de seus pacotes rumo a Belém. “Participar da Expocatólica enriqueceu muito nossa bagagem, especialmente em relação a hospedagens, opções de roteiro e logística. Já estivemos no Recírio em 2024 com um grupo pequeno, mas, depois do que vivemos aqui, voltaremos este ano com uma caravana maior, para vivenciar o Círio de Nazaré completo. O público do Nordeste tem procurado muito o Pará, e a forma como o Estado se apresentou na feira nos deu ainda mais confiança para ampliar nossa atuação nesse destino”.
Já no sábado (05), a Setur promoveu uma mini procissão da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas alamedas da feira, recriando, em escala simbólica, um dos momentos mais emblemáticos da maior manifestação católica do Brasil. A iniciativa emocionou o público presente, que acompanhou o cortejo com orações, cantos e demonstrações de devoção.

“O momento da procissão é sempre muito esperado. Quando as pessoas veem a imagem da Santinha, muitas se emocionam. Padres de várias regiões do país já nos procuraram aqui no estande para falar do desejo de conhecer o Círio e levar grupos de fiéis. É gratificante ver o reconhecimento e o interesse pelas manifestações de fé do Pará”, contou o turismólogo da Setur, Carlos Figueira.

Além da procissão, o estande da Setur ofereceu ao público uma imersão na cultura religiosa paraense, com exibição de trajes típicos da Marujada, santos esmoleiros, brinquedos de miriti e a degustação de sabores regionais como o tucupi com jambu, pãezinhos de tapioca com geleia de cupuaçu e bombons de castanha-do-pará.