Hemopa recebe neste sábado a campanha nacional Sangue Corinthiano
A campanha ''Sangue Corinthiano'' chega à 11ª edição no Pará no próximo sábado (29), a partir das 9h, na Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). Em Belém, a meta é fazer 100 coletas de sangue, dentro das ações do Agosto Vermelho.
A campanha Sangue Corinthiano ocorre desde setembro de 2008. Começou em São Paulo, com o apoio do Sport Clube Corinthians e idealização do torcedor e doador de sangue Milton Oliveira. A ação foi trazida à Belém por Alan Costa e Rafael Gouveia, que estimulou outros corinthianos, entre amigos e familiares, para fazer parte do evento solidária. Na capital paraense, a primeira etapa da ação foi em março deste ano e teve mais de 40 comparecimentos e 29 coletas de sangue.
‘’A importância de participar da campanha Agosto Vermelho com a Sangue Corinthiano é de darmos a devida importância à vida, pois com a doação de sangue podemos fazer o bem sem saber a quem. O importante é ajudar de forma altruísta’’, explica Alan, 33 anos, doador de sangue desde os 18 e praticante do gesto solidário por mais de 25 vezes. O torcedor adianta que os corinthianos têm a intenção de fazer outra campanha até o fim deste ano.
Para o Hemopa, a mobilização é fundamental. ‘’O Hemopa é grato a cada uma das parcerias que nos ajudam a estabilizar o banco de sangue para atender a demanda transfusional do Estado. Campanhas como esta são fundamentais para conscientizar a população também’’, diz a gerente de Captação de Doadores do hemocentro, Juciara Farias.
Parcerias – Além da campanha dos corinthianos, a Fundação Hemopa receberá as ações dos voluntários do Instituto Áster; a Caravana Solidária da comunidade de Tomé-Açu, no nordeste do Estado; e ainda a coleta externa na Escola Madre Celeste, na Marambaia.
A campanha Agosto Vermelho já tem os seguintes parceiros: Projeto Vida por Vidas, da Igreja Adventista do 7° Dia; grupo Atletas Solidários, times do Remo e do Paysandu; grupo de voluntários Trupe Palhaços Curativos; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Assembleia Legislativa do Estado do Pará; secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Planejamento (Seplan) e Comunicação (Secom); Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); organização social Pará 2000; Banco da Amazônia; Movimento Vem Pará Rua; Polícia Federal; Marinha do Brasil/ 4° Distrito Naval; Comando Aéreo Regional (I Comar)/ Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém; Centro de Instrução Comandante Braz de Aguiar (Ciaba); Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; shoppings Castanheira, Boulevard e Pátio Belém; time de futebol americano Búfalo Belém; agência de publicidade CA Comunicação; e Xingu Futebol Americano.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos –, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Menores de 18 anos doam apenas com autorização do responsável. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.