Em Bragança, Estado realiza mais de 4.700 atendimentos no ‘Assistência Por Todo o Pará’
Cursos, oficinas e diversos serviços foram oferecidos gratuitamente à população, em cinco dias de programação no nordeste paraense
Durante cinco dias de intensa programação no município de Bragança, no nordeste paraense, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou mais uma edição do Programa “Assistência por Todo o Pará”, iniciativa que visa descentralizar o atendimento social da capital, aproximando os serviços públicos da população em todas as regiões.
Conhecida como "Pérola do Caeté", Bragança recebeu com entusiasmo a ação, que resultou na entrega de carteiras para artesãos, de documentos e certificações, além de outros benefícios, totalizando 4.709 atendimentos. As áreas contempladas com palestras foram cidadania, trabalho e segurança alimentar. Houve ainda emissão da carteira de trabalho digital, consulta ao PIS e acesso ao Programa Primeiro Ofício, que possibilita aos jovens o ingresso no mercado de trabalho, oferecendo também cursos de qualificação, integrando prática e aperfeiçoamento.

Desenvolvimento - Secretária de Assistência Social do município de Garrafão do Norte, na mesma região, e participante de curso ofertado, Maria Rosemilda ressaltou a importância da ação para o desenvolvimento humano e econômico no entorno de Bragança. “Estou participando do Curso de Gestão, e acho essa iniciativa do governo do Estado maravilhosa. Estão dando a oportunidade para que o nosso município possa adquirir novos conhecimentos, que serão aplicados na política do Suas (Sistema Único de Assistência Social), da região. Agradeço à Seaster pela ação”, disse Maria Rosemilda.
Oficinas e cursos voltados ao aprimoramento das equipes do Suas enfatizaram a qualificação contínua, especialmente daqueles que atuam em programas estratégicos, como o “Primeira Infância”. A servidora Mara Ferreira, que integra o Programa há quatro anos, participou da capacitação “Criança Feliz”, e destacou a importância da formação.
“A iniciativa é maravilhosa, pois mais aprendizado nunca é demais. Nós, que estamos em contato direto com as famílias, precisamos estar sempre atualizados, e espero que esse curso agregue e renove meu trabalho”, disse Mara Ferreira.

Foram ofertados gratuitamente diversos cursos, entre os quais Manipulação de Alimentos e Compostagem, além de Acompanhamento Nutricional, com orientações específicas para cada usuário.
Na ação foram emitidas ainda 399 certidões de nascimento (1ª e 2ª vias) e 690 carteiras de Registro Geral (RG), em parceria com a Polícia Civil do Pará.

“Em Bragança realizamos a quarta edição do 'Assistência Por Todo o Pará', com um número que superou as nossas expectativas em atendimentos. Este é o nosso objetivo, trazer os serviços do Estado na área da assistência para todos, possibilitando, assim, a geração de emprego, renda e mais bem-estar. Encerramos com o sentimento de dever cumprido, devido ao resultado satisfatório, de muitas entregas e resultados positivos da população. Agradecemos também a parceria com a Prefeitura de Bragança, que apoiou a iniciativa desde o início”, disse Inocencio Gasparim, titular da Seaster.
Proteção e trabalho - Também foram entregues 16 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uma prensa de 40 toneladas para a Cooperativa de Catadores de Caetés (Coomarca).
Na área trabalho, o Feirão de Emprego realizou 648 atendimentos, entre emissão de carteira de trabalho digital, entrevistas para vagas de emprego, cadastros no Sistema Nacional de Emprego (Sine), orientações sobre seguro-desemprego e cadastros no Programa “Primeiro Oficio”.

No encerramento, estiveram presentes, pela Seaster, os secretários-adjuntos Valdo Filho, de Assistência Social, e Miriquinho Batista, de Trabalho, Emprego e Renda; o prefeito de Bragança, Mário Júnior (Dr. Mário), e o secretário municipal de Assistência Social, Tiago Costa.
O próximo município a receber a ação será Belém. A programação será divulgada previamente nos canais oficiais da Seaster.
(Colaboração de Matheus Gomes - Ascom/Seaster)