HGT promove oficina prática e fortalece a assistência prestada aos pacientes
Curso foi estruturado em momentos teóricos e práticos, visando assegurar que os participantes compreendessem os fundamentos de cada técnica apresentada

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio da sua Comissão de Curativos, realizou nos dias 02 e 03 de julho uma oficina prática sobre desbridamento mecânico e instrumental. Cerca de 30 profissionais enfermeiros participaram da capacitação, que teve como objetivo qualificar ainda mais as equipes para a realização desses procedimentos de maneira segura e padronizada aos usuários da região.
A capacitação ocorreu nos dois dias no período da tarde, no auditório da unidade hospitalar, e teve como público-alvo todos os enfermeiros que atuam em diversos setores do hospital. A presidente da comissão e facilitadora da atividade, enfermeira Monique Rocha, conduziu as atividades teóricas e práticas.
Segundo Monique Rocha, o desbridamento é um componente importante no gerenciamento da ferida e pode ser definido como o ato de remoção de material necrótico, tecido desvitalizado, crostas, tecido infectado, hiperqueratose, corpos estranhos, fragmentos de ossos, microrganismos ou qualquer outro tipo de carga biológica de uma ferida, com o objetivo de promover a cicatrização.
Durante o curso, foram abordados dois tipos de desbridamento. O desbridamento mecânico, que consiste na remoção de tecidos por meio de irrigação, gaze, curativos especiais ou outros métodos físicos; e o desbridamento instrumental, realizado com auxílio de pinças, tesouras ou lâmina de bisturi, para remoção seletiva do tecido desvitalizado.

Na parte prática, os profissionais realizaram o desbridamento instrumental em um pé de porco queimado, que foi utilizado como modelo para simular uma pele com necrose. A atividade teve como finalidade demonstrar a técnica de remoção do tecido por meio do uso de pinças e lâmina de bisturi, permitindo o treino em um ambiente controlado.
Um dos enfermeiros que participaram da atividade proposta foi o profissional Jônatas Quadra, que atua no Pronto Atendimento da unidade hospitalar. O profissional ressaltou a importância da capacitação. “As aulas foram proveitosas, com uma abordagem teórica sólida aliada à prática, e enfatizou a clareza das explicações da instrutora, além da importância da oportunidade de manusear os instrumentais e simular os procedimentos. Agora, me sinto ainda mais confiante e seguro para aplicar as técnicas em minha rotina profissional”, disse o enfermeiro.
A enfermeira Monique explicou que o curso foi estruturado em momentos teóricos e práticos, visando assegurar que os participantes compreendessem os fundamentos de cada técnica e pudessem praticar sua aplicação de forma supervisionada.
Aprovação – O paciente Rodrigo Oliveira, de 56 anos, esteve internado na clínica médica do HGT desde o último dia 20 de junho. Durante a internação, ele necessitou de acompanhamento contínuo da equipe de enfermagem, com atenção especial aos cuidados de curativos. “Durante o tempo que estive aqui, fui sempre bem cuidado e a equipe fazia os curativos certinho nas minhas pernas. É muito bom saber que eles estão sempre em busca de mais conhecimento, de aprimorar o que já sabem e de cada vez mais fazer um bom trabalho para nós que precisamos do cuidado deles”, disse o paciente.
Estrutura - O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.