Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Hospital Regional do Tapajós participa de evento nacional para fortalecer segurança do paciente

Profissionais da unidade foram capacitados pelo Projeto Saúde em Nossas Mãos, cuja meta é reduzir em 50% as infecções hospitalares nas UTIs

Por Ascom (Governo do Pará)
03/07/2025 18h37

Profissionais do Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado em Itaituba, no sudoeste do Pará, participaram, em São Paulo (SP), da Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP), promovida pelo Projeto Saúde em Nossas Mãos, parte do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). A iniciativa visa reduzir em 50% as infecções hospitalares, com foco em pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), infecção primária da corrente sanguínea (IPCSL) e infecção do trato urinário (ITU).

Após a capacitação da equipe técnica, o HRT iniciou na quarta-feira (2) a implementação dos protocolos de segurança do paciente discutidos durante o evento, já utilizados em grandes hospitais do País. A equipe da UTI Adulto se reúne para alinhar instruções e aplicar as medidas do Programa, com suporte técnico do Proadi-SUS.

Experiências - O Projeto Saúde em Nossas Mãos envolve mais de 280 hospitais em todas as regiões do Brasil, superando 3.600 leitos, e promovendo uma significativa redução das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Durante a capacitação, seis hospitais de excelência compartilharam experiências e metodologias com os profissionais da rede pública.

A coordenadora de Enfermagem do HRT, Andressa Diniz Cardoso, destacou a relevância do aprendizado. “A troca de experiências com profissionais de todo o País mostrou que estamos no caminho certo, mas ainda há muito a fazer. Voltamos com novas ideias para fortalecer a cultura de segurança no Hospital”, ressaltou.

Para Jéssica Brenda, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o evento reforçou a importância da aplicação correta dos protocolos. “O projeto reforça que, com práticas simples e eficazes, como higienização das mãos e uso adequado de dispositivos, conseguimos reduzir infecções e salvar vidas”, acrescentou.

Para a técnica em Enfermagem da UTI Adulto, Maiara Pedrosa, a experiência "foi gratificante perceber que já aplicamos muitas das práticas discutidas. Isso mostra que estamos no caminho certo para oferecer uma assistência mais segura e eficiente”.

Implementado desde o ano passado no HRT, o Proadi-SUS é uma ferramenta estratégica para fortalecer a qualidade do atendimento nas unidades públicas de saúde.

O Hospital Regional do Tapajós, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é uma unidade do Governo do Pará. Com 153 leitos, incluindo UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal, o Hospital reforça seu compromisso com a saúde pública, oferecendo atendimento de alta complexidade à população da região.

Texto: Sammya Ferreira - Ascom/HRT