Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALIMENTAÇÃO

Hospitais de Tailândia e Paragominas reforçam atendimento nutricional dos pacientes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/08/2015 11h26

De janeiro a julho deste ano, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), na mesorregião do nordeste paraense, disponibilizou 119.366 dietas nutricionais, visando a recuperação do estado clínico dos usuários internados e a manutenção nutricional de acompanhantes e colaboradores. Na assistência, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), auxilia no tratamento de usuários internados proporcionando melhoria na qualidade e no atendimento personalizado, que em dois anos de funcionamento registrou o atendimento de 7.712 internações e 138.757 atendimentos de urgência/emergência.

Nesta segunda-feira, 31, é comemorado o Dia do Nutricionista, profissão que realiza um papel importante nos cuidados com a alimentação, principalmente no âmbito hospitalar, já que um organismo fortalecido responde mais rapidamente ao tratamento, o que reduz seu tempo de internação e colabora para a alta médica.

Responsável pelo SND, a nutricionista Aline Baldo Fiorese, 25, comanda uma equipe de 14 profissionais entre cozinheiras, auxiliares de cozinha e copeiras, que ajudam no preparo das dietas que é antecedido por um procedimento diário de visitas aos usuários com necessidades nutricionais especiais, para avaliação prévia do seu estado nutricional, observando a aceitação alimentar, adequando a dieta ao seu estado de saúde e aos hábitos alimentares.

“Entre a internação e a alta hospitalar, o usuário e seus acompanhantes recebem suporte para manutenção da alimentação adequada em casa, através de nossa orientação nutricional”, ressaltou, informando que os usuários oncológicos e em reabilitação cardíaca contam com o atendimento nutricional de acordo com a prescrição médica e acompanhamento de enfermeiros, que é fundamental para a sua reabilitação.

Atendimento que foi muito bem avaliado pelo paciente Raimundo Marques dos Santos, de 78 anos. “O atendimento aqui é muito bom e a alimentação servida é ótima. Até agora não faltou nada e o mais importante, aqui todas as copeiras sempre atendem com um sorriso no rosto e isso é fundamental”, apontou.

Aline Fiorese informa que sua equipe é constantemente capacitada com apoio do Núcleo de Educação Permamente (NEP). “Por isso, todos estão cientes das exigências da Vigilância Sanitária e da importância da segurança alimentar, para a garantia do controle de qualidade das refeições produzidas”, pontuou, ressaltando que a aquisição dos gêneros alimentícios, hortifrutis e proteínas são feitas no próprio município.

Paragominas - Com significativa contribuição na evolução clínica e na recuperação do estado de saúde dos usuários internados, a direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, evidencia a importância do profissional de nutrição no ambiente hospitalar. Atualmente, o hospital realiza uma média mensal de 60 avaliações nutricionais, 46 usuários são atendidos com dietas especializadas e 50 pacientes que receberam alta levaram para casa orientações nutricionais, visando a manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças.

Segundo o diretor Técnico do HRPL, Dr. João Lucídio, o Serviço de Nutrição e Dietética tem um papel fundamental na recuperação da saúde dos usuários. “O serviço de nutrição e dietética garante alimentação saudável e de qualidade aos usuários, acompanhantes e colaboradores, assegurando maior segurança alimentar e atenção dietética em todas as áreas do conhecimento onde a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças”, explicou.

Para a nutricionista Sueanne Pacheco, o profissional no ambiente hospitalar desenvolve várias atividades, entre elas, adequar a dieta do usuário de acordo com suas necessidades, além de acompanhar a quantidade adequada de nutrientes. E isso requer monitoramento diário. “O nutricionista é responsável pela produção das refeições, cuidar do cardápio das dietas especiais e utilizar técnicas da gastronomia para maior satisfação dos pacientes”, detalhou.

Sueanne Pacheco informa que o hospital atende uma média 600 serviços por dia, divididos em desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia. O serviço efetiva o atendimento de 280 litros de dietas enterais (alimentação para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes). Ela comemora ainda que 95% do abastecimento do setor são de fornecedores locais. Isso significa que o HRPL contribui para o crescimento da economia do município e da região.

Serviço:

- O Hospital Geral de Tailândia fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

- O Hospital Regional do Leste fica na rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.