Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRESENÇA ESTRATÉGICA
English Version

Governo do Pará investe na ampliação da estrutura da Polícia Militar em Altamira

As novas instalações da 4ª Companhia Independente de Missões Especiais e do 52º Batalhão de Polícia Militar garantem melhores condições de trabalho aos militares e maior proteção à população

Por Tarcya Amorim (PMPA)
26/06/2025 21h27
Governador Helder Barbalho e demais autoridades na entrega das novas instalações da Cime
Governador Helder Barbalho e demais autoridades na entrega das novas instalações da Cime
Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

O Governo do Pará entregou, nesta quinta-feira (26), duas novas estruturas para a Polícia Militar no município de Altamira, às margens da Rodovia BR-230 (Transamazônica), na Região de Integração Xingu. As unidades fortalecem a presença da segurança pública em uma área estratégica do Estado, garantindo melhores condições de trabalho aos militares e maior proteção à população.

As entregas incluem a nova sede da 4ª Companhia Independente de Missões Especiais (Cime) e do 52º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que funcionarão com instalações mais adequadas, ampliando a atuação do policiamento ostensivo e especializado no oeste paraense.

Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

A 4ª Cime, vinculada ao Comando de Missões Especiais (CME), recebeu investimento de R$ 1.949.593,05. A unidade atua em operações de alta complexidade, como combate ao crime organizado, salvamento tático e ações especiais em toda a Região de Integração Xingu.

O novo espaço do 52º BPM, vinculado ao Comando de Policiamento Regional VIII (CPR VIII), também vai funcionar em sede locada, com estrutura adequada ao atendimento à população, planejamento das ações e operações policiais na região.

Presença no campo - Com a criação oficial do 52º BPM, foi anunciada também a implantação do Batalhão Rural em Altamira, estratégia que alcança êxito em outras regiões do Estado. A iniciativa visa pacificar áreas rurais, prevenir conflitos no campo e combater crimes, como o tráfico de drogas.

Governador Helder Barbalho e o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior
Governador Helder Barbalho e o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior
Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

“A partir de agora, caberá ao comandante e à tropa realizar o cadastramento de todas as unidades rurais da região, que passarão a ter placas identificadoras em suas porteiras principais, como forma de demonstrar que estão monitoradas pela segurança pública”, destacou o governador Helder Barbalho, ressaltando que “nós temos uma tropa treinada e qualificada, com os equipamentos necessários para isso. É muito relevante porque esta ação descentraliza e aproxima o Comando de Missões Especiais de Altamira”.

O comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior, também acompanhou a entrega e reforçou o compromisso da corporação com a presença qualificada em todas as regiões. “Estamos avançando com responsabilidade e estratégia. Essas entregas mostram o esforço contínuo do Governo e da corporação para garantir que o policial militar tenha estrutura e suporte para atuar com excelência, especialmente em regiões estratégicas, como a Transamazônica. Mais do que prédios, estamos entregando presença, eficiência e segurança para a população paraense”, afirmou o coronel Dilson Júnior.

Comandante de Missões Especiais, coronel Giorgio Mariúba
Comandante de Missões Especiais, coronel Giorgio Mariúba
Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

Avanço - Para o comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Giorgio Cristiano Mariúba, o novo padrão das unidades do interior representa um salto na estrutura da segurança pública estadual. “Com a criação da Cime em Altamira tivemos um grande avanço. A tropa, agora, conta com uma unidade padrão, como as da capital, com estrutura física, internet, equipamentos, viaturas e armamento. Isso representa dignidade para os militares e mais capacidade de resposta para a sociedade”, destacou o comandante.

Coronel Sandro Wagner, diretor de Apoio Logístico
Coronel Sandro Wagner, diretor de Apoio Logístico
Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

O coronel Sandro Wagner de Andrade do Carmo, diretor de Apoio Logístico da PM, também destacou a importância da nova sede. “Essa unidade é estratégica para a corporação. Antes, o efetivo atuava em um espaço improvisado dentro do 16º BPM, com estrutura inadequada. Agora, com apoio do governo do Estado, foi construído um espaço digno, com salas administrativas, comandos e subcomandos, totalmente preparado para atender a tropa e a população com mais eficiência”, explicou o diretor.

As novas instalações reafirmam o compromisso do Executivo com a valorização da tropa, modernização das estruturas policiais e fortalecimento da presença do Estado nas regiões mais desafiadoras do Pará.

Frota renovada está entre os investimentos do Estado na segurança da população
Frota renovada está entre os investimentos do Estado na segurança da população
Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará

Outros investimentos do Estado para reforçar a segurança em Altamira:

- Entrega de 43 novas viaturas (modelos Hilux e Duster), renovando toda a frota da PM no município, e de cinco motocicletas para ações de patrulhamento e fiscalização;

- Instalação de oito totens de segurança pública, com monitoramento integrado;

- Instalação de câmeras de videomonitoramento para apoio às ações operacionais;

- Entrega de 51 coletes balísticos à Guarda Municipal de Trânsito, com atuação integrada com a PM, e de 15 rádios HTs para comunicação rápida entre agentes de segurança;

- Núcleo Integrado de Operações (NIOp) para coordenação conjunta das forças de segurança, e

- Nova sede do Comando de Policiamento em Castelo de Sonhos, distrito de Altamira.

Estão em andamento as obras do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que permitirá maior eficiência no monitoramento e resposta rápida e eficiente a ocorrências.