Setur e Dieese divulgam números do turismo no Círio de Nazaré
Quantos turistas vem a Belém motivados pela festividade do Círio de Nazaré? Quanto essa circulação de pessoas gera de receita para o Estado do Pará? Qual o perfil deste visitante? Estas são algumas informações que serão colocadas à imprensa, membros do trade de turismo e sociedade em geral na manhã desta quinta-feira, 3, durante a divulgação da Pesquisa de Demanda Turística do Círio de Nazaré 2014-2015, feita pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconomicas (Dieese-PA). O levantamento será apresentado às 9 horas, no anfiteatro do Polo Joalheiro – Espaço São José Liberto, pelo economista Roberto Sena.
O relatório mostra o número de turistas que vieram ao Pará por conta da festividade religiosa, quanto esse turista injeta na economia paraense, qual a sua proveniência ou destino de origem, ocupação profissional, faixa de renda, onde preferencialmente se hospeda, qual meio de transporte mais utiliza, como obtém informações do evento, entre outros dados relevantes para o conhecimento da festa e do Círio como evento cultural, religioso e principal produto de atração turística do Pará.
Na ocasião, também será apresentada a bandeirola de identificação das embarcações que participarão do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial. A Setur e a Capitania dos Portos entregarão, ao todo, 400 delas às embarcações que se inscreverem.
Por fim, também será divulgada a Agenda de Turismo do Círio 2015, com datas de treinamento de voluntários, receptivos aos turistas nos principais portões de entrada, exposições, funcionamento de espaços públicos, press trip com jornalistas de fora do estado, entre outras ações. O trabalho envolveu diversas instituições parceiras, como Espaço São José Liberto, Igama, OS Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/Sistema Integrado de Museus (SIM), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Infraero, Sinart, Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Capitania dos Portos, Companhia Independente de Policiamento Turístico do Pará (Ciptur/PM), Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), prefeituras de Marituba e Ananindeua.