Mais de 1,6 mil estudantes participam do desfile escolar no distrito de Outeiro
No primeiro dia dos desfiles escolares da Semana da Pátria na Grande Belém, 1,6 mil estudantes de escolas públicas estaduais, municipais e particulares no distrito de Outeiro, na lha de Caratateua, deram uma demonstração de amor e pertencimento à Pátria Brasileira, ao Estado e às escolas de que fazem parte, por meio de marcha, performances e mensagens em faixas e cartazes. Estudantes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio mobilizaram-se desde cedo na Avenida Nossa Senhora da Conceição, onde ocorreu o desfile.
A emoção dos estudantes marchando em grupos, conduzindo as bandeiras do Brasil, do Pará e das escolas, contagiou o público que compareceu ao local para conferir a apresentação das escolas. A programação cívica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com as prefeituras municipais de Belém, Ananindeua e Santa Bárbara do Pará, envolve 18 mil estudantes de 150 escolas estaduais, municipais e particulares da Região Metropolitana de Belém.
Quatro escolas da rede estadual de ensino participaram do desfile escolar: Escola Geni Gabriel Amaral, Colônia Fidélis, Escola de Outeiro e Escola Estadual de Brasília, cujos estudantes mostraram faixas em agradecimento à construção do novo prédio da unidade, que terá doze salas de aulas, laboratório de informática, biblioteca e quadra poliesportiva.
Gabriel Fernandes, 14 anos, estudante da Escola Estadual de Brasília, manifestou ansiedade para ver a quadra poliesportiva finalizada. “Gosto muito de jogar futebol, então, com a quadra nova, vou poder jogar ainda mais”, disse. A estudante Lana Ferreira, 28 anos, afirmou que “o ensino da escola é muito bom, tanto que meus filhos estudam lá. Agora, com a construção da escola, só vai ficar melhor, porque não é só de qualidade de ensino que uma escola sobrevive, mas também de estrutura para os alunos. Estou muito ansiosa”.
Integração – Gestor da Unidade Seduc na Escola (USE 13) que abrange o distrito de Outeiro, Welber Amorim destacou que “o desfile mostrar à população o que as escolas vêm fazendo durante o ano todo, e isso envolve os alunos e os estimula a participar ainda mais das atividades escolares”. Welber disse que cerca de 300 alunos da rede estadual participam das bandas escolares, desenvolvidas por meio do Programa Mais Educação, que visa estimular a permanência dos alunos das escolas, durante o contraturno, por meio de atividades extracurriculares.
As bandas escolares foram destaque no desfile, incentivando, por meio da música, os estudantes a se apresentarem com garbo e concentração na via pública. Com bandeiras nas mãos, uniformes específicos de cada unidade escolar, bandas, coreografias e marcha solene no asfalto, os estudantes foram muito aplaudidos pelo público.
Nesta quinta-feira (3), a partir das 8 horas, haverá desfile escolar em Icoaraci. A programação será na Rua Manoel Barata, em frente à Agência Distrital. A programação comemorativa da Independência do Brasil, a cargo da Seduc, prossegue com desfiles nos bairros e distritos de Belém e Ananindeua e Santa Bárbara até o dia 7 deste mês, data dos 193 anos da Independência do Brasil.