Centro de Perícias e Susipe assinam convênio de empregabilidade de internos
Foi firmado na manhã desta quinta-feira, 3, entre o Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” (CPCRC) e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) um convênio com o intuito de utilizar a mão de obra carcerária na sede do CPC em Belém e na Unidade Regional de Santarém.
Serão beneficiados seis internos que estão em regime semiaberto e que irão desenvolver atividades de serviços gerais. Os detentos vão receber três quartos do salário mínimo, vale transporte e alimentação, além de terem a oportunidade de remição das penas, de acordo com a Lei de Execução Penal.
O convênio visa, principalmente, a reinserção social e reeducação dos interno. Oferecendo, a partir do trabalho, uma formação profissional para que possam voltar ao mercado.
“O CPC não está apenas trabalhando visando a sua missão, está trabalhando com a questão social também, tendo outra visão de sociedade como um todo; e isto é muito importante para nós”. Destacou o Diretor Geral do CPC, Orlando Salgado Gouvêa.
Os convênios também são uma oportunidade para que os detentos sejam efetivados pelos órgãos ou empresas privadas. “Quando os internos se destacam no trabalho, alguns deles tornam-se funcionários efetivos, assim que terminam de cumprir suas penas”. Ressaltou o Superintendente da Susipe, André Cunha.
Com este convênio, o primeiro que é assinado entre os órgãos que compõe o Sistema de Segurança Pública do Estado, já são 23 contratos em vigência firmados pela Susipe. A Superintendência informa que os interessados em fechar parceria com o órgão podem entrar em contato pelo telefone (91) 3222-4231, das 8h às 18h, ou acessar o site www.susipe.pa.gov.br.