Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Mais de 8 mil estudantes participam do desfile escolar na Cremação e Guamá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/09/2015 16h47

Escolas públicas estaduais e particulares desfilaram na manhã nesta quinta feira (3), nos bairros do Guamá e Cremação, e apresentaram mensagens de incentivo à leitura e paz. Os desfiles integram a programação comemorativa dos 193 anos da Independência do Brasil na Grande Belém, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com as prefeituras de Belém, Ananindeua e Santa Bárbara do Pará.

“Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo”. Essa era a mensagem em uma faixa apresentada por estudantes da Escola Estadual Celina Anglada, no Guamá. O desfile no bairro reuniu 5,2 mil estudantes, dos quais dois mil da rede estadual de ensino. Os alunos, animados com a programação na Rua Silva Castro, entre Liberato de Castro e José Bonifácio, enfatizaram a contribuição da educação para a realização dos sonhos de cidadãos.

“No plano pedagógico abordamos esse tema da leitura e dos estudos como ferramentas para a transformação de vidas e do mundo; então, trazer isso para fora da escola é gratificante”, disse a professora Joseane Pantoja, da Escola Celina Anglada.

Com uma filha matriculada na escola, Sara Aguiar, 48 anos, falou sobre a integração da comunidade com a escola, em particular da prática da leitura, em prol da relação ensino-aprendizagem nas salas de aula. “Já fui convidada para ler um livro para as crianças em um projeto na escola. É muito bom os pais poderem contribuir para a construção do ensino”, completou. “Sempre gosto de participar dos desfiles, porque encontro os amigos e também faço homenagem à Pátria”, frisou Thales Soares, 11 anos, estudante do quinto ano.

Paz – Os estudantes da Cremação escolheram o tema “paz” para o desfile escolar. Cerca de três mil alunos participaram da marcha, dos quais 1,8 mil alunos das escolas estaduais Amilcar Tupiassu, Stélio Maroja, Amazonas Figueiredo e Ruth Rosita. O desfile da Cremação ocorre há cerca de 50 anos. Para a coordenadora do evento, Hirlana Garcia, a parada escolar reforma o civismo. “O objetivo é reviver o 7 de Setembro, o orgulho pela Pátria e, acima de tudo, aproveitar o momento para pedir paz frente a tanta violência entre as pessoas no mundo”, afirmou.

As escolas aproveitaram para mostrar ao público um perfil das atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo, inseridas em projetos e programas como Ensino Médio Inovador (Proemi), Jovem de Futuro (PJF) e Mais Educação. As bandas escolares, que integram estes projetos pedagógicos, encantaram o público com as apresentações.

No desfile, os estudantes homenagearam os 400 anos de fundação de Belém, a serem completados no dia 12 de janeiro de 2016, com aplausos, faixas e cartazes feitos pelos alunos. Os desfiles nos bairros em comemoração à Semana da Pátria, em Belém, seguem até a próxima segunda-feira (7).