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AMBULATÓRIO MÉDICO
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Ambulatório do Hospital de Clínicas completa um ano com avanços no atendimento aos usuários do SUS

O novo Serviço de Ambulatório Médico do Hospital de Clínicas já atendeu mais de 64 mil pacientes nas especialidades de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia e assistência social

Por Lucila Pereira (HC)
10/06/2025 13h11
Espaços mais humanizados e acolhedores

Há um ano, o novo prédio do Serviço de Ambulatório Médico do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, foi inaugurado com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do SUS. Um total de 64.565 atendimentos já foram realizados e, de lá para cá, milhares de pacientes passaram a contar com uma estrutura mais moderna, acessível e integrada.

Mônica Rebelo, coordenadora do Ambulatório Médico

O novo prédio significou um avanço no atendimento aos pacientes da capital e interior. Em um ano, o HC ampliou o número de consultas, reduziu o tempo de espera e passou a oferecer mais conforto aos usuários e profissionais.

Entre os principais ganhos, estão a melhoria da ambiência, a ampliação de consultórios e guichês de atendimento e a criação de espaços específicos para públicos diversos, como o espaço kids e a sala de refeições. “Tanto para nós da equipe, quanto para os usuários, a ambiência melhorou muito. Temos consultórios mais amplos, com mais luminosidade, banheiros para o público e para os profissionais, e mais conforto em geral”, destacou a coordenadora do ambulatório, enfermeira Mônica Rebelo.

Além da estrutura física, o ambulatório também passou a contar com novos serviços, como os programas de Nefrologia e de Saúde Mental, ambos com abordagem multidisciplinar. “Esses programas oferecem acolhimento completo ao usuário, com atendimento médico, psicológico, odontológico, de enfermagem e do serviço social, incluindo orientações sobre TFD, BPC e outras questões sociais”, complementou.

Referência em cardiologia, nefrologia e saúde mental — A área de saúde mental ganhou um espaço exclusivo e acolhedor, onde os pacientes e suas famílias são acompanhados de forma individualizada e contínua. “Nosso público, muitas vezes, já passou por situações muito difíceis. Quando chegam até aqui, precisam ser ouvidos e acolhidos com cuidado. Nosso compromisso é garantir esse atendimento humanizado”, destacou Mônica.

Tatiana Aquino, enfermeira com formação em obstetrícia e cardiologia, explica o funcionamento do programa de cirurgia cardíaca pré-operatória eletiva. “Os nossos pacientes, em 90%, vêm do interior do estado, às vezes até de outro estado. Atendemos três vezes por semana, com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, psicólogo, assistente social, dentista e farmacêutico. Garantimos que eles realizem todos os exames pré-operatórios e estão preparados para a cirurgia conforme a disponibilidade do hospital”, detalhou a enfermeira.

Rosana Carvalho

Rosana Carvalho, enfermeira especialista em nefrologia, destaca os benefícios do novo espaço para o Programa de Atenção à Saúde Renal. “Esse novo prédio foi fundamental para ampliar o atendimento ao paciente com perda da função renal, uma doença silenciosa que acomete pessoas, principalmente de baixa renda. O espaço maior permitiu instalar um programa essencial para retardar a evolução da doença e preparar o paciente para a terapia, como a fístula e o transplante renal”, explicou a profissional.

Acolhimento - Entre os usuários, as mães que acompanham seus filhos também sentem a diferença. Débora Amaral, 20 anos, acompanha a filha Sara Maitê desde o diagnóstico de cardiopatia ainda na gestação. Para ela, o espaço infantil do ambulatório faz diferença na rotina das consultas. “As crianças ficam ali esperando, distraídas, e isso ajuda na ansiedade da espera”, destaca.

Leandra veio de Augusto Corrêa acompanhar o filho e elogiou o conforto proporcionado e o tratamento recebido pelas equipes multiprofissionais

Para Leandra de Brito, 25 anos, do interior de Augusto Corrêa, que acompanha o filho João Miguel, o conforto proporcionado e o tratamento pelas equipes multiprofissionais são excelentes.  “Antes, no prédio antigo, era muita quentura e a espera era maior. Agora está bem melhor, com mais conforto. O tratamento do meu filho é excelente, não tenho do que reclamar,” afirma.

Atendimento — Atualmente, os pacientes chegam ao ambulatório por diferentes portas de entrada. “Por encaminhamento após internações nas clínicas e UTIs do hospital; pelo Serviço de Apoio a Triagem (SAT), quando não há necessidade de atendimento emergencial; pela psiquiatria, via encaminhamento técnico.  Também é possível agendar consultas por telefone ou WhatsApp, facilitando o acesso dos usuários”, explicou Mónica Rebelo. 

Serviço: O novo Serviço de ambulatório Médico do HC funciona na Av. Rômulo Maiorana, 1717, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo, das 7h às 19h.

Texto: Kelly Barros - Ascom/HC