Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Boletim da Indústria Paraense aponta crescimento no primeiro semestre

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/09/2015 11h17

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) e a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) lançaram nesta quinta-feira, 3,  o Boletim da Indústria Paraense do primeiro semestre de 2015. O estudo mostra que, ao contrário da retração nacional que foi de 6,3%, no Pará o setor obteve bom desempenho crescendo 6,8% nos seis primeiros meses deste ano. 

Produzido em conjunto com a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), o estudo aborda o desempenho da produção industrial paraense sobre quatro variáveis: Índice de Produção Física Industrial, as exportações, a geração de emprego e a arrecadação do ICMS.

Desta forma, a pesquisa indica que o crescimento da indústria no Pará, no período, foi o segundo maior dentre os 14 estados analisados, sendo que destes, 11 obtiveram resultados negativos.

Segundo a pesquisa, a responsável por essa elevação foi a Indústria Extrativa que aumentou sua produção em 8,9%, impelida pelo aumento na extração de minério de ferro e de cobre, que por sua vez influenciou o aumento de suas margens de exportação, respectivamente, em 9,8% e 53,63%, na comparação com o mesmo período de 2014.

Em consequência, o incremento da produção repercutiu no recebimento de impostos pelo estado, que teve aumento na arrecadação do ICMS, em uma alta de quase R$ 190 milhões em comparação ao ano anterior, representando uma variação de +20,02% no acumulado do ano.

Metodologia

Elaborado pela Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural da Fapespa, em parceria com o Sistema Fiepa, o Boletim da Indústria Paraense foi produzido com base em informações da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PIM/IBGE), observando o comportamento produtivo dos subsetores Extrativo Mineral e Indústria de Transformação.

Além disso, o Boletim faz uma análise do desempenho na geração de empregos formais com base no Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED); das exportações a partir de informações do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e da arrecadação do ICMS no setor industrial tendo como fonte o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

O Boletim da Indústria Paraense 2015, assim como outras publicações importantes da Fapespa, estão disponíveis no site da Fundação que pode ser acessado clicando aqui.