Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIAGNÓSTICO

Emater faz mutirão para cadastrar apicultores e meliponicultores em Viseu

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/09/2015 12h31

Uma equipe de técnicos do escritório central da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promoveu um mutirão para cadastramento de apicultores e meliponicultores em mais de 15 comunidades do município de Viseu, no nordeste do estado. A ação contou com o apoio do escritório local de Viseu e da equipe Acompanhamento Monitoramento e Avaliação (AMA) do escritório regional de Capanema, em resposta a uma solicitação da Associação Viseuense de Apicultores (Avaps), que já possui um Entreposto do Mel e é reconhecida pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), com o 30º selo de Produtor Artesanal.

Até agora já foram registrados 25 apicultores para inserção no Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores (Pngeo), da Conferência Brasileira de Apicultores (CBA), com coordenação da Emater no estado. Além disso, foram efetuados 18 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) na áreas que abrangem as comunidades de Curupati, 2º Distrito, Estrada Nova, Maranhãozinho, Ramal do Limondeua, Santana, Fazenda Real, Santa Rosa, Tauaré, Jussaral, Caripezinho, Vila Nova, Bacabal, Fazendinha e Chapada.

Dessa ação, resultará um mapeamento das atividades produtivas dos apicultores e meliponicultores do município, iniciada no dia 31 de agosto, no Entreposto do Mel, onde foi feito o Alinhamento de Metodologias. Na oportunidade, os técnicos repassaram aos produtores as justificativas para adesão, traçaram as rotas de execução e fizeram o levantamento de dados e aplicação de questionários.

O Geoprocessamento (sistematização dos dados geográficos e elaboração de documentação cartográfica) será a penúltima etapa antes da fase Devolutiva, que consiste em apresentar os trabalhos aos produtores, para reconhecimento, ajustes e elaboração do diagnóstico participativo. O resultado desse mapeamento das atividades apicultoras e meliponicultoras será apresentado na 13ª edição do ApiPará, o maior congresso de apicultura do estado, que será realizado em Viseu, no período de 12 a 14 de novembro.