Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENSINO

I Feira do Livro Didático é realizada em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/09/2015 15h12

Mais de 150 professores e 22 diretores de escolas estaduais estiveram presente na I Feira do Livro Didático nesta quinta-feira, 3, no Hotel Gold Mar, em Belém. O evento foi organizado para mostrar aos profissionais da educação e alunos de escolas públicas a importância da Prova Brasil. A I Feira do Livro Didático foi promovida pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e contou com a presença de cinco editoras: Moderna, Leya, Ática, IBEP e FTD.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. 

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) também conhecida como Prova Brasil, é uma avaliação criada em 2005 pelo Ministério da Educação. É complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e um dos componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Dela participam todos os estudantes de escolas públicas urbanas do 5° e do 9º ano. A Prova Brasil é dividida em duas provas: Língua Portuguesa, onde é medida a capacidade de leitura, interpretação de textos e de fixação da mensagem. E a Prova de Matemática onde é avaliado o raciocínio em contexto com a realidade do aluno.

De acordo com a professora de Educação Geral, Gisele Bezerra, "é muito importante para nós profissionais da educação ter uma palestra desse nível. Hoje saio daqui com uma nova visão de como trabalhar esses jovens para uma das provas mais importante do Brasil. Com certeza mostraremos que nossos alunos são capazes de fazer uma boa prova com a nossa ajuda", analisou.