Fórum aborda projetos e planejamento da Setur para desenvolvimento do turismo
Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apresenta a nova marca turística do Pará (Visit Pará), a sinalização turística de Belém e a plataforma estadual de turismo

Para dialogar sobre pautas para o desenvolvimento do turismo no Pará e o planejamento das ações da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para 2025, membros e representantes de entidades ligadas ao turismo realizaram, na segunda-feira (2), a 109ª reunião do Fórum de Desenvolvimento Turístico (Fomentur), em Belém.
A pauta extensa contou com apresentações de entidades e instituições financeiras. A palestrante Márcia Alves, coordenadora do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur PA), apresentou o Projeto Vai Turismo, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A iniciativa quer integrar propostas e conectar instituições para recomendar e acompanhar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros, impulsionando ainda mais o setor.

Douglas Santiago, gerente-geral de Rede do Espaço COP30, falou sobre oportunidades e linhas de financiamento da Caixa Econômica Federal para o turismo. Já Angelina Barbosa, coordenadora da Casa Agro, abordou sobre o projeto idealizado pelo sistema Faepa-Senar no final de 2024 e que já realizou cursos de capacitação com aulas de inglês para o público interno, cursos voltado às lideranças jovens, workshop de negócios internacionais e em breve serão abertas turmas ao público externo.
Produção rural e culinária são atrativos turísticos naturais
“Uma das premissas da Casa Agro é fazer com que o agronegócio e os nossos produtores consigam se especializar cada vez mais, para que os negócios deles consigam se expandir, seja pela questão do agro, do turismo, que envolve a região deles, e da culinária, pois nós temos cadeias produtivas que são voltadas para isso. O nosso trabalho é justamente esse evoluir o agronegócio paraense, para que ele consiga estar um passo à frente, melhorar cada dia mais e que consigamos ter uma imagem positiva e entender a importância do que é o agronegócio paraense dentro do país e do mundo”, pontuou Angelina Barbosa.
No planejamento das ações e estratégias da Setur, as novidades deste ano são a nova marca turística do Pará, a sinalização turística de Belém para a COP 30 e a Plataforma de Turismo do Estado do Pará.

VisitPará convida para vivência na Amazônia paraense
A marca turística voltou a ser Visit Pará e foi desenvolvida com o propósito de traduzir visualmente a riqueza, diversidade e pulsação viva do Pará. A identidade convida o visitante a vivenciar a Amazônia de forma intensa e verdadeira, indo além dos estereótipos para valorizar o que o Estado tem de mais autêntico: sua natureza, sua cultura e seu povo. O conceito, tipologia e elementos gráficos foram apresentados pela diretora de relações institucionais da Secom, Flavia Lima. A nova marca já começou a ser divulgada nos estandes das feiras, nas redes sociais e na camisa dos jogadores do Remo e Paysandu.

Até o mês de novembro, o mês da COP30, Belém será contemplada com uma nova sinalização turística, com a finalidade de melhorar a orientação de turistas e moradores e valorizar os atrativos locais com sinalização bilíngue e padronizada. Ao todo serão 721 unidades de placas, sendo 611 com braço projetado. A disposição será feita em 28 circuitos turísticos. O projeto de sinalização vertical deve seguir as normas e especificações vigentes no Guia Brasileiro de Sinalização Turística – IPHAN, DNIT e Código de Trânsito Brasileiro. A apresentação foi feita por Cleber Gomes, turismólogo da Setur.
Plataforma VisitPará
A Plataforma de Turismo do Estado promete ser um divisor de águas no turismo estadual, com a primeira versão prevista para ser lançada no final de agosto, durante o Salão do Turismo em São Paulo. A plataforma vai abrigar o novo site de promoção do Pará: o Visit Pará.
A tecnologia consiste em um ambiente virtual integrado para a gestão e promoção do turismo, oferecendo maior controle sobre o inventário turístico da região, estabelecendo uma conexão direta com os empreendedores locais e potencializando a divulgação de conteúdos turísticos, com o objetivo de ampliar o alcance do destino em âmbito nacional e internacional.
A plataforma pode ser acessada de forma gratuita pelo turista, o trade e os diversos gestores, como municípios e IGRs.
“Com isso, o sistema integrado conecta todos os agentes envolvidos na gestão turística, promovendo a integração entre governos estaduais e municipais e os empreendedores do setor, como hotéis, restaurantes e comércio. O resultado é um gerenciamento mais eficiente, colaborativo e alinhado às necessidades atuais do turismo”, explica Ricardo Pantoja,
Os diferenciais da plataforma são os perfis digitais dos visitantes, por meio do “mapa de calor do destino’ é possível obter extensos dados em tempo real sobre o movimento dos visitantes e até mesmo sobre os seus planos de viagem. Com o Analytics é possível ter informações detalhadas sobre o desempenho do conteúdo publicado na web.

Órgãos públicos constituem GT para alavancar iniciativas
Durante o encontro, também foi oficializado a formação de um Grupo de Trabalho (GT), formado por integrantes da Setur, Semas, GIZ, para apoio ao Turismo de Base Comunitária (TBC). A política estadual de TBC, conceitos e roteiros que já estão em funcionamento foram mostrados por Márcia Bastos, turismóloga que responde pela coordenação de TBC da Setur.
Temas como a captação de recursos para turismo local oriundo do Ministério do Turismo e realização do encontro estadual do programa de Regionalização do Turismo foram apresentadas por Hugo Almeida, gerente de estruturação de destinos turísticos da Setur que reforçou a importância dos municípios estarem presentes no Mapa do Turismo, já que passou a ser a única forma de ter acesso a recursos federais.
A participação em feiras nacionais e internacionais, a estratégia para cada mercado foram abordadas na palestra Marketing Promocional do Destino Pará, pelo coordenador de marketing da Setur, Victor Lopes.
A reunião foi presidida e conduzida pelo titular da pasta de turismo, Eduardo Costa. “Temos um espaço importante aqui, de compartilhamento de experiências, discussão de tendências do mercado, parcerias entre o trade, de projetos e ideias que fomentam o desenvolvimento do turismo em nosso Estado”, sinalizou Costa.